Chefe de agência anticorrupção da Nigéria suspenso após acusações

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, suspendeu o chefe da principal agência anticorrupção do país após este ser acusado de desvio de fundos, anunciou hoje o gabinete do procurador-geral do país.

Notícia

© iStock

Lusa
10/07/2020 16:11 ‧ 10/07/2020 por Lusa

Mundo

Nigéria

O diretor da Comissão de Crimes Económicos e Financeiros (EFCC, na sigla inglesa), Ibrahim Magu, tem sido interrogado desde segunda-feira por uma "comissão especial de investigação" para ser ouvido sobre as acusações de "desvio de bens apreendidos e insubordinação", mas as autoridades recusaram-se a dizer se este foi detido.

A sua suspensão irá "permitir à comissão de inquérito continuar o seu trabalho em conformidade com as leis em vigor", explicou o gabinete do procurador-geral nigeriano.

Até ao fim da investigação em curso, Ibrahim Magu será substituído por Mohammed Umar como chefe da EFCC.

Ibrahim Magu foi um dos pilares da presidência de Muhammadu Buhari, que apresentou a luta contra a corrupção, que considerou um "cancro da nação", como um dos principais objetivos da sua governação.

O caso, que muitos suspeitam ser principalmente político, acontece após o surgimento de uma nota do procurador-geral destinada ao Presidente nigeriano, na qual são feitas várias acusações contra Magu.

Muitos observadores têm denunciado acusações motivadas por interesses políticos e que a elite financeira e política nigeriana pretendia afastar o diretor da EFCC.

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas