Um grande tubarão branco foi filmado a afogar uma baleia-jubarte naquele que é considerado o primeiro ataque do género. Os investigadores já tinham localizado e identificado aquele tubarão em específico e chamaram-lhe Helen.
O tubarão fêmea foi filmado a 'derrubar' a baleia de 10 metros de comprimento durante 50 minutos. A baleia estaria já doente e estava presa numa rede de pesca quando o ataque aconteceu na costa de Port Elizabeth, na África do Sul, em fevereiro.
O biólogo marinho que conseguiu captar o momento, Ryan Johnson, disse ao The Times que o tubarão foi "muito estratégico" quanto à abordagem. "Não houve hesitação, foi como se soubesse exatamente como fazê-lo", continuou.
Segundo explicou, o tubarão conseguiu abrir uma artéria na cauda da baleia, depois afastou-se e ficou a observá-la durante cerca de 30 minutos antes de atacar a cabeça até que esta se afogasse. "Apesar de ter uma fração do seu peso, estava a tentar passar-lhe por cima, puxou-a para baixo para que a cabeça ficasse submersa para a tentar afogar (...) e ela simplesmente não voltou a vir à tona", acrescentou.
Ryan diz não saber dizer que o tubarão tinha agido por instinto ou inteligência, mas que "estamos a falar de um dos maiores predadores do planeta a atacar e matar uma das maiores espécies do mundo. É fascinante", referiu em entrevista à Newsweek.
Depois de ter feito história, Helen desapareceu, a bateria do seu localizador ficou sem bateria e os investigadores já não conseguem saber por onde tem nadado.
Estas imagens da luta entre a grande tubarão branco e a baleia-jubarte estão incluídas no documentário da National Geographic 'Shark Vs. Whale', que será libertado ainda este mês.
Veja na galeria acima uma amostra do que esperar.