Como já se previa, o Governo da Catalunha anunciou, esta sexta-feira, novas medidas restritivas para tentar conter os novos focos de infeção por Covid-19, registados nos últimos dias na região.
O plano, que se estende pelos próximos 15 dias, tem como principal objetivo reduzir a atividade social dos cerca de quatro milhões de habitantes.
"Pedimos que se mantenham em casa e só saiam se for mesmo necessário", pediu a conselheira da presidência Meritxell Budó, num conferência de imprensa em que surgiu acompanhada pela ministra da Saúde local, Alba Vergés, e o ministro do Interior, Miquel Buch.
Apelou ainda aos cidadãos desta área para não irem passar o fim de semana a segundas residências e anunciou o encerramento de cinemas, teatros e discotecas, e a proibição de reuniões com mais de dez pessoas assim como as visitas a lares.
O pedido surge numa altura em que se registou um aumento substancial de casos na última semana, apesar de a maioria estar assintomática. E, em termos práticos, trata-se de estender as restrições que já estão em vigor na freguesia de Barcelona de L'Hospitalet de Llobregat a toda a área metropolitana da capital catalã, assim como a duas zonas da província de Lérida: La Noguera e Segrià.
O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, disse hoje numa entrevista a uma rádio que na totalidade do país existem 158 surtos da pandemia de covid-19 ativos, estando a maioria deles numa situação controlada.
O responsável governamental admitiu a sua preocupação com os surtos nas comunidades autónomas de Aragão e Catalunha.
A política sanitária está descentralizada, em Espanha, e as medidas de luta contra a pandemia são da responsabilidade de cada uma das 17 comunidades autónomas.
A Espanha contabilizou 580 novos casos de infeção pelo novo coronavírus na quinta-feira, o que representou um novo máximo diário desde o fim do estado de emergência, em 21 junho passado.
Dos 580 novos casos de infeção, 266 foram diagnosticados em Aragão e 142 na Catalunha.
Os números globais do país, desde o início da pandemia, apontam para 258.855 casos de infeção.
Nos últimos sete dias foram contabilizadas nove mortes associadas à doença covid-19.
Em termos totais, e desde o início da pandemia, Espanha regista 28.416 vítimas mortais (com testes positivos à covid-19).