Portugal contabiliza um total de 1.682 vítimas mortais e 48.077 infetados, dos quais três óbitos e 312 novos casos foram registados nas últimas 24 horas.
Teve início, esta sexta-feira, a cimeira dos chefes de Estado e de Governo, em Bruxelas, para os 27 chegarem a um acordo sobre o plano de relançamento da economia europeia. António Costa reiterou hoje o desejo de um "acordo rápido" e reforçou que a proposta apresentada "é excelente".
A nível mundial, os Estados Unidos, Brasil e a Índia lideram a lista de países com mais casos de infeção e vítimas mortais.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
00h00 - Com o fim da sexta-feira, chega também ao fim este registo diário. Na manhã de sábado pode voltar a acompanhar todas as incidências do novo coronavírus. Até lá, mantenha o distanciamento social, evite ajuntamentos, cumpra as regras de etiqueta respiratória e use máscara (sempre que se justificar).
Se tiver sintomas, contacte as autoridades de saúde:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
23h45 - O apelo de Nova Iorque ao uso de máscara. O governador da cidade norte-americana, Andrew Cuomo, partilhou, esta sexta-feira, um vídeo onde é dito aos cidadãos que "há uma forma de travar a Covid-19, de proteger os outros e de manter a família de cada um a salvo"... através do uso de máscara.
There’s a way to stop the spread of Coronavirus. The answer weighs less than an ounce.#MaskUpAmerica pic.twitter.com/EJoMcinSGs
— Andrew Cuomo (@NYGovCuomo) July 17, 2020
23h37 - A Área Metropolitana de Lisboa (AML) regista casos de Covid-19 acima da referência nacional desde 3 de maio, mas os dados mais recentes sugerem "uma ligeira diminuição" da concentração de novos casos nesta região, divulgou hoje o INE.
23h28 - O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) pediu hoje mais veículos e composições em circulação, e lamentou as declarações do ministro das Infraestruturas e da Habitação, que admitiu acabar com as limitações à lotação nos transportes públicos.
23h17 - Terminado primeiro dia da cimeira. O primeiro dia da cimeira europeia extraordinária que procura um acordo para a recuperação económica após a crise da Covid-19 está concluído, com as negociações a serem retomadas no sábado de manhã, informou o porta-voz do Conselho Europeu.
23h13 - Atualização no Peru. O ministro da Saúde peruano reportou 3.951 novos casos esta sexta-feira, elevando o número total de infetados no país para 345.537.
23h00 - O Brasil confirmou hoje as primeiras mortes causadas pela Covid-19 numa vasta região remota da Amazónia que é apontada como a casa da maior concentração de indígenas isolados do mundo, o vale do Javari, localizado no estado Amazonas.
22h29 - Atualização Brasil. O país reportou mais 1.163 mortes e 34.177 novos casos. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já fez 77.851 óbitos e 2.046.328 casos confirmados. O Brasil é o segundo país do mundo com mais infetados e vítimas mortais.
22h17 - Atualização em Angola. O país registou mais uma morte devido à Covid-19, elevando para 29 o número de óbitos, além de mais 31 infeções, totalizando 638 casos positivos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.
22h10 - Casos reportados à OMS. Esta sexta-feira, foram reportados 237.743 novos casos à Organização Mundial de Saúde, um valor diário recorde. O número total de casos reportado é agora 13.616.593.
21h40 - Prolongamento da moratória. A economista-chefe do Banco Mundial, Carmen Reinhart, pediu hoje ao Grupo do 20 (G20) que prolongue a moratória da dívida dos países mais pobres para lá de 2021.
21h29 - Cimeira da UE. Os líderes da União Europeia retomaram hoje à noite os trabalhos formais do Conselho Europeu que decorre em Bruxelas, em busca de um acordo sobre o plano de relançamento europeu, após uma interrupção para contactos bilaterais.
21h15 - Número de hospitalizações devido à Covid-19 volta a subir em França depois de uma diminuição acentuada nas últimas semanas, no entanto, o primeiro-ministro Jean Castex nega que a situação no país seja "grave".
Numa entrevista concedida esta noite à televisão France 2, o primeiro-ministro Jean Castex afirmou que a situação no país não é grave, mas os franceses "têm de ser mais vigilantes" na utilização dos gestos barreira.
20h03 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o possível agravamento de conflitos e crises humanitárias nos países mais pobres, na sequência das consequências socioeconómicas da pandemia da Covid-19.
"A menos que façamos alguma coisa agora, devemo-nos preparar para uma série de tragédias humanas, mais brutais e mais destrutivas do que qualquer um dos impactos diretos do vírus", sublinhou, afirmando que a pandemia ameaça "desfazer décadas de desenvolvimento".
19h50 - Atualização na Madeira. A região registou dois novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para oito o número de doentes ativos, quatro dos quais estão internados no Hospital Central do Funchal, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).
19h41 - Atualização em França. O país registou 14 mortes e 836 casos nas últimas 24 horas, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde. O número de novos casos sofreu um aumento abrupto face ao dia de ontem, em que foram reportados 534.
19h09 - Brasil em fase de "planalto". A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que a situação epidemiológica no Brasil se encontra numa fase de "planalto", mas alerta que o número de casos e de mortes não diminui sozinho.
"Até agora, em muitos países, incluindo no Brasil, o vírus é que está no comando, o vírus é que define as regras. Nós é que temos de definir as regras para o vírus e há aqui uma oportunidade para conduzir a transmissão do vírus numa trajetória descendente", sublinhou o diretor para a área das emergências da OMS, Michael Ryan
18h46 - Cientistas investigam possibilidade de reinfeção. Cientistas e médicos de todo o mundo estão a estudar a possibilidade de reinfeção pelo novo coronavírus, disse hoje a especialista da Organização Mundial de Saúde, Maria Van Kerkhove.
"O que, até agora, entendemos é que quem foi infetado pela Covid-19 desenvolverá imunidade, anticorpos e anticorpos neutralizantes, o que lhes dará alguma proteção quanto a uma possível reinfeção", explicou.
18h42 - A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, disse hoje querer ver "ultrapassada com a maior brevidade possível" a quarentena imposta pelo Reino Unido aos portugueses que cheguem aquele país.
18h31 - Atualização no Reino Unido. O país registou 687 casos nas últimas 24 horas, elevando o número total de casos confirmados, desde o início da pandemia, para 293.239. No que diz respeito ao número diário de óbitos, o país suspendeu temporariamente a sua publicação.
18h11 - Novo "obstáculo" ao 'lay-off' deixa CIP perplexa. A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) mostrou-se hoje perplexa e preocupada face a um novo "obstáculo" no acesso pelas empresas ao regime de 'lay-off' do Código do Trabalho.
18h04 - Europa endurece medidas. Barcelona ordenou hoje o confinamento de 4 milhões de pessoas devido ao aumento de casos de Covid-19, um endurecimento de medidas que vários países europeus estão também a adotar face à ameaça de uma segunda vaga. Veja aqui a lista de países europeus onde foram tomadas medidas mais restritivas
18h00 - A Catalunha notificou 1.111 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, reporta o El País. A maior parte dos casos estão em Barcelona e em Lérida, onde se concentram os focos do vírus mais preocupantes.
17h55 - Desporto. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje que prevê autorizar o regresso dos adeptos aos estádios em outubro.
17h44 - A ministra da Saúde afirmou hoje que os 30 ventiladores que apresentam falhas foram doados e não comprados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que desde março reuniu 1.743 daqueles equipamentos, tendo comprado 946.
17h23 - "Se não respondermos ao impacto mais amplo da pandemia, arriscamos uma crise ainda maior do que a causada pelo vírus em si", alertou hoje o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom.
"Todos sabemos que os impactos da pandemia vão muito além da saúde e as necessidades, especialmente para os países mais pobres e vulneráveis", acrescentou.
"If we fail to address the wider impacts of the #COVID19 pandemic, we risk an even greater crisis than the one brought about by the virus itself"-@DrTedros
— World Health Organization (WHO) (@WHO) July 17, 2020
17h18 - Surto na GNR de Bragança. A diretora-geral de Saúde revelou hoje existirem 56 casos positivos de Covid-19 na GNR de Bragança, após terem sido feitos "pelo menos 168 testes" às unidades que integram aquele comando.
17h16 - Formula 1 confirma primeiros dois casos positivos de Covid-19. A organização da F1 anunciou esta sexta-feira, altura em que começam os testes para o GP da Hungria, ter encontrado dois casos positivos de Covid-19 após a realização de testes a todas as equipas e staff envolvido.
17h10 - Fundo de recuperação. O Conselho Europeu extraordinário sobre a resposta económica à crise da Covid-19 foi interrompido esta tarde para um intervalo de duas horas, em que se realizarão encontros bilaterais, após "duas rondas de discussões exaustivas", foi hoje anunciado.
17h01 - Confrontada com as declarações do ministro das Infraestruturas, sobre a possibilidade de deixar cair as regras de lotação nos transportes, a ministra da Saúde referiu "não ver motivos" para tal.
"Sendo o transporte público definido por ser um espaço onde se acumula um número significativo de pessoas, por regra, e um espaço fechado, esse é sempre um tema que suscita a maior preocupação", sublinhou Marta Temido hoje, durante a conferência de imprensa.
16h51 - A percentagem de habitantes nos municípios com freguesias em estado de calamidade que utilizam os transportes públicos para se deslocar para fora do concelho de origem é o dobro da verificada na restante Área Metropolitana de Lisboa, informou hoje o INE.
16h42 - Atualização em Itália. O país registou 11 óbitos e 233 casos nas últimas 24 horas. Com esta atualização de dados, o país contabiliza um total de 35.028 vítimas mortais e 243.967 casos confirmados.
Coronavirus in Italia, il bollettino del 17 luglio: 233 nuovi casi e 11 morti (in calo) https://t.co/TPYkcBvqqp
— Corriere della Sera (@Corriere) July 17, 2020
16h30 - Atualização em Espanha. O país registou mais 4 mortes e 628 novos casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já infetou 260.255 pessoas e fez 28.420 vítimas mortais. O número diário de infetados cresce pelo quarto dia consecutivo.
16h14 - Conferência de imprensa. Sobre o foco do novo coronavírus na Lisnave, a diretora-geral da Saúde diz que há 103 envolvidos e que já foram realizados 92 testes, sendo que 11 deram positivo.
16h11 - Conferência de imprensa. Marta Temido referiu hoje, durante a conferência de imprensa sobre o novo coronavírus, que há, neste momento, 206 surtos ativos no país (41 surtos ativos no Norte, 13 no Centro, 134 em Lisboa e Vale do Tejo, cinco no Alentejo e 13 no Algarve).
15h55 - Já começou a habitual conferência da DGS sobre a evolução da pandemia em Portugal. Hoje além da diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, está também presente a ministra Marta Temido
15h39 - Maior parte dos casos em LVT. Dos 312 novos casos reportados esta sexta-feira, 76% (236) concentram-se nesta região.
15h30 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Autoridade de Nacional de Emergência e Proteção Civil publicaram hoje a segunda edição das guidelines que visam definir circuitos e procedimentos para a instalação e gestão técnica de Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP) no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.
"As guidelines incidem em três tipologias de alojamento, nomeadamente o alojamento de emergência (para população em situação de sem abrigo, por exemplo), as estruturas municipais e o alojamento sanitário", pode ler-se no comunicado emitido hoje.
15h15 - Portugal contabiliza um total de 1.682 vítimas mortais e 48.077 infetados, sendo que três óbitos e 312 novos casos foram registados nas últimas 24 horas. Há ainda registo de 314 recuperados, que faz aumentar o total para 32.790.
15h12 - As 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) em estado de calamidade têm uma densidade populacional sete vezes superior à da restante AML e maior proporção de edifícios com sete ou mais alojamentos, revelou hoje o INE.
15h10 - As comunidades autónomas da Galiza e de Castela-Leão decidiram juntar-se àquelas que tornaram obrigatório o uso de máscara no interior e no exterior, mesmo no caso em que haja distanciamento social.
15h00 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 590.132 pessoas e infetou mais 13,8 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo o mais recente balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.
Boa tarde. Pode acompanhar aqui todas as incidências do novo coronavírus. Clique aqui para recordar o registo anterior.