O uso de máscara no interior e no exterior, mesmo no caso em que haja distanciamento social, é agora obrigatório em Valência, Espanha. O anúncio foi feito pela diretora-geral de Saúde da comunidade valenciana, escreve o El País.
As autoridades de saúde revelaram no entanto que a medida não se aplica a espaços como praias, piscinas ou de natureza. Segundo Ana Barceló, há de momento 20 focos ativos de Covid-19 na comunidade autónoma e o número de casos quadriplicou entre as pessoas entre 20 e 40 anos.
O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, revelou que na totalidade do país existem 186 surtos ativos, estando a maioria deles numa situação controlada.
O uso de máscara permanente é assim agora obrigatório em toda a Espanha, salvo Madrid e as Ilhas Canárias. As comunidades autónomas da Galiza e de Castela-Leão foram as duas anteriores a tomar a decisão.
De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde espanhol, o país registou 628 casos nas últimas 24 horas, elevando o número total de casos confirmados para 260.255. Em termos de mortes, o país registou quatro nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus fez 28.420 vítimas mortais no país.