Uma avioneta caiu imediatamente a seguir à descolagem na Papua Nova Guiné no passado domingo. O acidente não causou vítimas, mas resultou na descoberta de 500 quilos de cocaína que seguiam a bordo da aeronave e na detenção de cinco pessoas, que pertenciam a uma organização criminosa sediada em Melbourne, na Austrália, com alegadas ligações à máfia italiana, adianta a CNN.
O aparelho, um Cessna, tinha como destino a Austrália e foi neste país, mais precisamente nos estados de Queensland e de Victoria, que foram efetuadas as cinco detenções nos dias que se seguiram à queda da avioneta.
Os cinco suspeitos foram acusados de conspirar para importar 500 quilos de cocaína, entre outros crimes. Se forem condenados, enfrentam penas de prisão perpétua.
O piloto do avião já foi detido, após ter decidido entregar-se às autoridades australianas.
A polícia federal australiana admitiu num comunicado que a “ganância desempenhou um papel importante nas atividades da organização criminosa” e não excluiu a possibilidade do “peso da cocaína ter tido um impacto na capacidade da aeronave para levantar voo”.
As autoridades dizem que a avioneta voou da pequena cidade de Mareeba, em Queensland, para a Papua Nova Guiné. O aparelho voou a uma altitude inferior a mil metros para evitar ser detetado pelos radares.
O valor total dos 500 quilos de cocaína foi estimado em 80 milhões de dólares australianos (48,1 milhões de euros).