EUA. Quatro mortes e várias hospitalizações após ingestão de desinfetante

Pelo menos 15 pessoas foram hospitalizadas e quatro morreram. Um dos pacientes sofreu "perda quase total de visão".

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
05/08/2020 23:12 ‧ 05/08/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Covid-19

Há registo de, pelo menos, 15 casos de pessoas que adoeceram depois de ingerir gel desinfetante para as mãos, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). O organismo indica, num relatório publicado esta quarta-feira, que algumas pessoas sofreram danos na visão, outras tiveram convulsões e quatro pessoas morreram. 

O relatório especifica 15 casos de adultos, nos estados do Arizona e do Novo México, que foram hospitalizados por intoxicação por metanol, depois de consumirem desinfetantes para as mãos à base de álcool, entre maio e junho

Os 15 pacientes têm uma média de idades de 43 anos e 13 são homens.  Num dos casos, o paciente de 44 anos foi ao hospital por causa de problemas na visão, admitindo que havia bebido desinfetante de mãos nos dias anteriores. O homem foi hospitalizado e sofreu convulsões, tendo sofrido "perda quase total de visão".

CDC explica que os desinfetantes para as mãos que contenham etanol ou isopropanol podem ser usados para higienização das mãos, mas desaconselha aqueles que contêm metanol - foi inclusive lançada uma lista de 115 produtos que deveriam ser evitados, por conterem metanol ou concentrações desadequadas de álcool.

O organismo refere, porém, que não se deve ingerir nenhum desinfetante: "Desinfetantes de mãos à base de álcool nunca devem ser ingeridos".

Um porta-voz do CDC lembrou à CNN, esta quarta-feira, que a lista já tinha sido divulgada em junho, pela Food and Drug Administration (FDA), e que este relatório segue essa recomendação, tendo os casos sido detetados entre maio e junho. "Queríamos analisar especificamente para os efeitos relacionados com o metanol porque é tóxico e potencialmente mortífero se ingerido", indicou.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas