França envia ajuda à ilha Maurícia após derrame de petróleo

A França anunciou hoje que vai enviar equipas e diverso equipamento para a ilha Maurícia, na República das Maurícias, que declarou, esta sexta-feira, o estado de emergência ambiental, após um derrame de petróleo nas águas do arquipélago.

Notícia

© Reuters

Lusa
08/08/2020 13:06 ‧ 08/08/2020 por Lusa

Mundo

França

 

"Quando a biodiversidade está em perigo, há uma necessidade urgente de agir. A França está lá. Ao lado do povo mauriciano", afirmou o Presidente francês, Emmanuel Macron, na rede social Twitter, acrescentando que o país vai enviar "equipas e diverso equipamento".

Na sexta-feira, a ilha Maurícia declarou "estado de emergência ambiental" após uma rutura num navio com bandeira do Panamá ter causado um derrame de petróleo nas águas do arquipélago.

O primeiro-ministro das Maurícias, Pravind Jugnauth, anunciou a decisão, após as imagens de satélite terem mostrado uma mancha escura a espalhar-se pelas águas perto de áreas que o Governo considera "muito sensíveis" a nível ambiental.

O navio "MV Wakashio", que transportava cerca de 4.000 toneladas de gasóleo e petróleo num percurso entre a China e o Brasil, encalhou em 25 de julho no sudeste da ilha Maurícia.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas