Um restaurante na China veio pedir desculpa publicamente por ter encorajado os clientes a pesarem-se e depois pedir-lhes os pratos de acordo com isso. A medida foi introduzida no âmbito de uma campanha contra o desperdício de comida.
O estabelecimento na cidade de Changsha chegou mesmo a instalar duas balanças de tamanho grande na entrada durante a semana que passou. Depois pedia aos clientes para introduzirem as suas medidas numa aplicação que lhe sugeria o menu de acordo com os dados entregues.
Em redor das balanças estavam penduradas placards com frases como: "economize, seja diligente e promova os pratos vazios" e "operação prato vazio". A medida causou polémica nas redes sociais.
O restaurante acabou por dizer estar "profundamente arrependido" pela sua interpretação da campanha. "A nossa intenção original era consciencializar para parar o desperdício e que se pedisse comida de forma saudável. Nunca forçámos os clientes a pesarem-se", escreveram numa publicação.
A campanha 'Prato Limpo' foi lançada, esta semana, pelo presidente chinês, Xi Jinping, que classificou os níveis de desperdício nacional "chocantes e perturbadores". Seguindo isso, a Associação de Indústrias de Catering de Wuhan, por exemplo, apelou aos restaurantes locais que limitassem o número de pratos servidos aos clientes, implementando um sistema onde os grupos tinham de pedir um prato a menos do que o número de pessoas que continham.