O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta segunda-feira, mais 19.382 casos de infeção registados desde sexta-feira até às 14h00 desta segunda-feira. Destes, 2.060 aconteceram nas últimas 24 horas. O número diário de contágio desce em relação a sexta-feira (3.650), o último dia em que foi lançado este dado (autoridades não fazem balanço ao fim de semana), mas não deixa de revelar uma tendência de crescimento, fruto dos focos de contágio que têm proliferado.
Espanha regista nas últimas semanas um aumento de casos de infeção, tendo atingido na quarta-feira passada o número mais elevado de novos casos desde o final de maio (3.715).
"Os contágio continuam a aumentar e temos que ter muito cuidado. Notificaram-se mais de 19 mil novos casos, ainda que sejam certamente de datas anteriores", indicou o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, Fernando Simón, em conferência de imprensa.
O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 405.437 desde o início da pandemia em Espanha.
As autoridades sanitárias registaram a morte de 34 pessoas no mesmo período, segundo o reportado pelas comunidades, elevando o número total de óbitos no país para 28.872. Nos últimos sete dias morreram 96 pessoas
Actualización de datos de #COVID19 en España https://t.co/j58NgCb5CCMateriales de información sobre el #coronavirus https://t.co/3JRZJojRhC #NoLoTiresPorLaBorda pic.twitter.com/0XCHYDBgBy
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) August 24, 2020
Fernando Simón informou, ainda, que há 5.484 pessoas hospitalizadas, das quais 658 estão internadas em unidades de cuidados intensivos (UCI).
Espanha já deu início ao processo de desconfinamento mas, no último mês, têm surgido vários surtos por todo o país, o que obrigou, em certas regiões específicas, a recuar no alívio de regras e a impor novamente algumas restrições.