O Reino Unido registou esta sexta-feira mais 1.276 novos casos de contágio por novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número inferior ao dia anterior (1.522), mas que se mantém acima dos mil e confirmam uma tendência de crescimento neste dado nas últimas semanas.
Até ao momento, 331.644 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e Assistência Social britânico.
São ainda notificadas mais nove mortes no último dia, aumentando para 41.486 o total de óbitos associados à Covid-19. Aqui volta a assistir-se a uma descida, uma vez que ontem foram reportadas 12 mortes.
Estes dados divulgados pelo Governo britânico incluem os óbitos que ocorrem no período de 28 dias após o teste de um paciente ter resultado positivo.
O Reino Unido, recorde-se, tem o segundo maior número de contágios entre os países europeus, atrás da Espanha (mais de 429 mil), e o número de óbitos mais elevado do continente.
Os números são conhecidos no mesmo dia em que o executivo anunciou que pretende flexibilizar algumas das restrições impostas em partes do condado de Greater Manchester, Lanchashire e West Yorkshire (norte de Inglaterra), onde as regras foram endurecidas no mês passado para conter o aumento de contágios.
Entre as regras que serão relaxadas a partir da próxima quarta-feira está a que proíbe duas famílias de se reunirem em espaços fechados e ao ar livre em cidades como Stockport, Bolton, Trafford, Burnley e Hyndburn.
O Reino Unido prepara-se também para reabrir escolas em Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, a partir da próxima semana, após semanas de incertezas sobre as medidas para reduzir o risco de contágio, enquanto a Escócia as reabriu este mês.