Desde o início da pandemia que a Covid-19 já provocou, em Portugal, 1.846 mortos e infetou 60.895 pessoas, sendo que ontem foram registadas mais três vítimas mortais e 249 casos confirmados.
Quanto à evolução epidemiológica no país, especialistas defenderam, esta segunda-feira, no regresso das 'reuniões do Infarmed' que teve lugar no Porto, que a segunda vaga de infeção do novo coronavírus poderá ser evitada em Portugal se os jovens e a sociedade em geral reduzirem os seus contactos comparativamente ao "tempo pré-Covid", e se os casos assintomáticos forem controlados.
Entretanto, Portugal vai recrutar 12 mil voluntários para aferir, com uma amostra representativa da população, a prevalência da infeção respiratória Covid-19 no país, um estudo que arranca hoje envolvendo várias entidades parceiras.
Lá fora, os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado do mundo, tanto no que diz respeito ao número de mortos como de infetados, contabilizando 189.168 óbitos e 6.299.169 casos confirmados. Segue-se a Índia, que superou o Brasil, tornando-se a segunda nação mais assolada pela Covid-19. Nas últimas 24 horas, a Índia registou 1.133 mortes provocadas pelo novo coronavírus, o total diário mais alto de sempre no país, voltando a ultrapassar as 75.000 infeções. Em terceiro lugar, encontra-se o Brasil que regista, até à data, 4.147.794 casos confirmados e 26.960 vítimas mortais.
Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:
15h38 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar AQUI os principais desenvolvimentos da pandemia, durante resto do dia de hoje, em Portugal e no resto do mundo. E não se esqueça: caso sofra sintomas relacionados com a Covid-19 ligue para a Linha SNS24.
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
15h19 - Os utentes e funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Veiros, no concelho de Estremoz (Évora), testaram negativo à Covid-19, após a provedora e o marido ficarem infetados, disse hoje o presidente do município, Francisco Ramos.
15h10 - O processo de adaptação do transporte escolar nos Açores "já está concluído", tendo sido introduzidas medidas que asseguram no arranque do ano letivo "o cumprimento de regras e condições de segurança" face à situação da covid-19, segundo o executivo regional.
15h00 - Dezoito utentes e dois funcionários do Lar de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, encontram-se infetados pela Covid-19, confirmou hoje o delegado de saúde local, depois de o município ter informado a população do surto.
14h46 - Um ciclista angariou numa Volta a Portugal Solidária em Bicicleta dois mil euros para a fundação dona do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) afetado por um surto de Covid-19, que provocou 18 mortos, foi hoje divulgado.
"É uma ajuda muito bem-vinda", frisou o diretor de serviços da instituição, João Carlos Silva, adiantando que a quantia angariada "será canalizada para a aquisição de mobiliário e outros bens para os utentes do lar da fundação, nomeadamente camas articuladas".
14h32 - O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, destacou hoje o setor do imobiliário residencial como um dos "prováveis vencedores" da crise resultante da pandemia, considerando que o investimento na habitação permanece "prioritário".
14h26 - Seis pessoas ligadas à comunidade piscatória de Vila do Conde e Póvoa de Varzim continuam infetadas com Covid-19, informou hoje a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM).
14h02 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, que deu conta de 388 novos casos de contágio e mais três mortes nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal soma 60.895 infeções e 1.846 óbitos. O total de recuperados aumentou para 43.146. Há 15.903 casos ativos.
13h51 - O número de professores contratados na Madeira para 2020/2021 é "praticamente idêntico" ao do ano letivo anterior, disse hoje o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, vincando que "todas as necessidades" das escolas estão "colmatadas".
13h47 - Cerca de 6.000 professores e funcionários das escolas da Madeira, num total de 10.000, já realizaram o teste à Covid-19 e o resultado foi negativo, indicou hoje o secretário da Educação, Jorge Carvalho, numa escola do Funchal.
13h22 - As salas portuguesas de cinema receberam perto de 276 mil espectadores, em agosto, numa quebra de 85,5% face ao período homólogo de 2019, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual.
13h05 - A grande maioria dos brasileiros (83%) concorda que respeitar os protocolos de segurança sanitária para a contenção da pandemia de Covid-19 é um dever, segundo uma sondagem do Ibope publicada hoje pelo jornal O Globo.
12h40 - Os 16 municípios do Algarve suspenderam a realização das feiras anuais até ao final do ano, por considerarem que não estão reunidas as condições para a sua concretização, devido à pandemia da Covid-19, foi hoje anunciado.
12h27 - O diretor da Volta a França em bicicleta, Christian Prudhomme, testou positivo para Covid-19 e deverá ficar afastado da prova durante uma semana, anunciou hoje a organização, indicando que todos os ciclistas testaram negativo.
12h09 - O setor europeu das viagens e do turismo exigiu hoje que os Estados-membros da União Europeia (UE) adotem "restrições harmonizadas", dada a pandemia de Covid-19, para permitir que estes negócios "sobrevivam a esta crise sem precedentes".
11h47 - As consultas presenciais nos centros de saúde caíram 36% no primeiro semestre do ano face a igual período de 2019, segundo dados divulgados pela Ordem dos Médicos e pelos administradores hospitalares, que manifestam preocupação com "o agravar da situação".
11h28 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nomeou hoje a eurodeputada irlandesa Mairead McGuinness para comissária europeia.
Depois de, no final de agosto, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis ter assumido interinamente a pasta do Comércio, na sequência da demissão do comissário irlandês Phil Hogan por violação de regras de contenção contra a Covid-19, a líder do executivo comunitário anunciou hoje que, após as entrevistas, decidiu "propor ao Conselho e ao Parlamento Europeu a nomeação de Mairead McGuinness para a posição de comissária, ficando encarregue dos serviços financeiros, da estabilidade financeira e da união de capitais".
I propose @MaireadMcGMEP as future Commissioner for financial services. She has great qualifications & my full trust for this post. It is now for the EU Parliament to organise the hearings. Executive Vice-President @VDombrovskis will take on the trade portfolio. pic.twitter.com/OwGxwvpBad
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) September 8, 2020
11h19 - O Egito, país com mais de 100 milhões de habitantes, ultrapassou na segunda-feira os 100 mil casos de pessoas infetadas com Covid-19, disse hoje o ministro da Saúde do governo do Cairo.
11h06 - Os testes realizados até ao final de agosto pela Câmara de Vila Velha de Ródão junto dos funcionários das instituições de solidariedade social e lares do concelho tiveram resultados negativos, foi hoje anunciado.
10h41 - A Residências Montepio garantiu hoje que o surto de Covid-19 no lar do Porto encontra-se em fase de resolução, não se registando novos casos de residentes positivos desde o dia 20 de agosto. A empresa avança que, na unidade Montepio Porto Breiner, há 23 casos ativos assintomáticos, um residente positivo internado, oito recuperados e 16 mortes, a que se somam mais quatro, não contabilizadas como Covid-19.
10h34 - O Presidente chinês defendeu hoje que a China passou o "teste histórico" do novo coronavírus, após ter erradicado a doença do seu território, numa altura em que já matou cerca de 900 mil pessoas em todo o mundo. Xi Jinping, distinguiu hoje quatro 'Heróis do Povo' que estiveram na luta contra a doença, perante centenas de convidados, no Grande Palácio do Povo, junto à Praça Tiananmen, em Pequim.
10h24 - O primeiro lote da vacina russa, denominada Sputnik V, vai ser disponibilizado à população, assegurou o Ministério da Saúde, informa a agência TASS. A vacina passou nos testes de qualidade e brevemente será distribuída pelas regiões da Rússia.
10h16 - A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicou hoje a edição de 2020 do relatório 'Education at a Glance', que este ano conta com um novo capítulo dedicado ao impacto da pandemia de Covid-19.
Segundo a organização, ainda é cedo para prever quais as consequências negativas da pandemia no setor, mas os governos nacionais vão, certamente, "enfrentar decisões difíceis", desde logo na alocação de recursos. Em Portugal, essa é uma questão particularmente preocupante, uma vez que, recorda o relatório, em 2017 a despesa do país na Educação já foi inferior à média da OCDE.
10h14 - PIB da zona euro e UE com quebras históricas no 2.º trimestre. As economias da zona euro e da União Europeia registaram, no segundo trimestre do ano, as maiores quebras desde o início da série, quer na variação homóloga quer face ao período anterior, segundo o Eurostat.
10h01 - África registou 211 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 31.494, em 1.306.157 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.
9h43 - O vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis afirmou hoje que o setor público "está a fazer o que pode para ajudar" a superar a crise da Covid-19, mas advertiu que são necessários investimentos privados "em grande escala".
9h26 - Um empresário residente no Algarve apresentou uma ação judicial urgente de intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias, por considerar que as limitações de reuniões impostas devido à pandemia violam a Constituição Portuguesa e os Direitos Humanos.
9h17 - A Rússia registou hoje mais 122 mortos e 5.099 casos confirmados do novo coronavírus. Com esta atualização, o país passa a somar 17.993 vítimas mortais e 1,035.789 contágios (quarto país com o maior número de infetados no mundo), desde o início da pandemia. Atualmente, há 167.747 casos ativos no país, segundo a agência de notícias russa Tass.
Café em Moscovo, na Rússia, esta segunda-feira. © Reuters
9h10 - As autoridades de saúde moçambicanas estão a preparar um inquérito sero-epidemiológico na cidade da Beira, no centro de Moçambique, visando identificar as áreas e grupos de maior exposição à Covid-19.
9h08 - As crianças podem apresentar sintomas de Covid-19 diferentes dos adultos. Segundo um artigo do Guardian, a fadiga, dor de cabeça e febre parecem ser os mais comuns, sendo que poucas desenvolvem tosse ou perdem o paladar ou olfato.
9h01 - 'Reunião do Infarmed'. Recorde AQUI os principais momentos da reunião, de ontem, na qual especialistas, políticos e parceiros sociais analisaram e debateram sobre a evolução da Covid-19 em Portugal.
8h42 - O investimento imobiliário caiu 16% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado, para, aproximadamente, 1,7 mil milhões de euros, impactado pela pandemia de Covid-19, segundo um relatório da consultora Savills hoje divulgado.
8h29 - Empresas aderiram (bem) menos ao apoio à retoma progressiva de atividade. Olhando para os dados de um mês, o primeiro instrumento do Governo de combate à crise gerada pela pandemia (lay-off simplificado) reuniu 95 mil candidaturas, enquanto o programa que está agora em vigor de apoio à retoma só conta com 6,9 mil interessados até ao momento.
8h07 - Foram divulgadas, esta terça-feira, imagens aéreas que mostram centenas pessoas em festas de rua no Rio de Janeiro, no Brasil, a desrespeitarem as normas essenciais de prevenção contra a Covid-19. O momento foi captado durante as celebrações do Dia da Independência do Brasil, pela agência de notícias AFP.
VIDEO: Hundreds shun virus restrictions at street parties in Rio.Aerial images show hundreds of people dancing maskless at crowded street parties in virus-hit Rio de Janeiro as part of celebrations marking Brazil's Independence Day pic.twitter.com/qzoiqgZCjJ
— AFP news agency (@AFP) September 8, 2020
7h50 - O principal médico especialista em doenças respiratórias da China disse hoje que este país asiático "derrotou o surto atual" do novo coronavírus, durante uma cerimónia em que celebrou a vitória na erradicação da Covid-19.
"Derrotámos o surto atual", proclamou Zhong Nanshan, que foi distinguido pelo Presidente chinês, Xi Jinping. O médico avisou, no entanto, que o país não pode baixar a guarda.
7h43 - Bruce Williamson, o vocalista da banda The Temptations, morreu na sequência de complicações relacionadas com a Covid-19. O falecimento aconteceu no passado domingo, dia 6, na sua casa em Las Vegas, conforme adianta o TMZ.
Bruce Williamson© Getty
7h36 - Portugal vai recrutar 12 mil voluntários para aferir, com uma amostra representativa da população, a prevalência da infeção respiratória Covid-19 no país, um estudo que arranca hoje envolvendo várias entidades parceiras.
7h24 - O Instituto Robert Koch revelou esta terça-feira que foram diagnosticados 1.499 novos casos de infeção por coronavírus (é o número de casos mais elevado no mês de setembro) e morreram mais quatro pessoas nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, a Alemanha contabiliza 252.298 casos de contágio e 9.329 mortes.
7h11 - Três membros do Governo encerram hoje em Bruxelas uma série de encontros com a Comissão Europeia que visam preparar o plano nacional de recuperação e resiliência que Portugal deverá apresentar em breve para aceder aos fundos europeus. O documento estratégico deverá dar conta das reformas e investimentos que pretende fazer com recurso à 'fatia' de perto de 15 mil milhões de euros que lhe caberá do Fundo de Recuperação da UE pós-Covid-19, acordado em julho passado.
7h00 - A Comissão Nacional de Saúde da China garantiu hoje que não há atualmente um único local entre os 175 casos de infeção ativa com o novo coronavírus, detalhando que todos são viajantes oriundos do exterior.