O Senegal foi atingido este fim de semana por chuvas torrenciais que provocaram inundações rápidas. Três crianças morreram, segundo a Aljazeera. O ministro da Água senegalês, Serigne Mbaye Thiam, afirmou que este sábado, em apenas sete horas, caiu tanta água como nos três meses que marcam a época de chuvas no país africano.
“Foi uma quantidade excecional de precipitação. Registámos 124 milímetros de água. Esta é a quantidade de água acumulada que costumamos ter em toda a época de chuvas, entre julho e setembro”, frisou o ministro.
De acordo com a Sky News, as inundações causadas pela chuva intensa deixaram milhares desalojadas na capital do Senegal, Dakar.
O presidente senegalês, Macky Sall, já ativou um plano de ajuda de emergência para enfrentar as consequências deste incomum nível de precipitação.
Assistance des sinistrés de la Commune des Parcelles Assainies dans le cadre des inondations du week-end dernier. #kebetu pic.twitter.com/0S33Nvh4i4
— Croix-Rouge Parcelles Assainies (@clpapo) September 7, 2020
O Senegal não foi o único país a registar chuvas intensas na últimas semana. Camarões, Nigéria, Chade e Níger também foram devastados por inundações que provocaram dezenas de mortos e desalojaram milhares de pessoas.