Um papa-formigas 'rendeu-se' aos Bombeiros Militares do Ceará, no Brasil, que o resgataram de um violento incêndio florestal que deflagrou na localidade de Ipueiras. O animal acabou por ser salvo, mas não sem antes se colocar 'de pé' e com os 'braços abertos' ao ser surpreendido pelos operacionais. O momento ficou captado em vídeo e ocorreu no passado dia 2 de outubro.
O papa-formigas estava a correr para fugir das chamas quando foi encontrado pelos bombeiros. Ao perceber a presença humana, teve imediatamente a reação descrita.
Segundo o jornal O Povo, o animal foi retirado do local que se encontrava em perigo e foi, posteriormente, solto no seu habitat. Não registou qualquer ferimento.
À mesma publicação, a bióloga Andressa Fraga explicou o momento: "Quando se sentem ameaçados, como comportamento de defesa, eles ficam 'de pé'".
"Apoiam-se nas patas traseiras e na cauda, abrindo as patas dianteiras e mostrando as garras. Este comportamento é uma estratégia para parecer maior e para se proteger", avançou ainda.
Veja as imagens, divulgadas pelos Bombeiros Militares, na galeria acima.