A cidade chinesa de Qingdao, situada no leste do país, vai testar a totalidade da sua população ao novo coronavírus em cinco dias, depois de alguns edifícios residenciais e acessos a um hospital terem sido isolados por causa de casos assintomáticos de Covid-19.
Segundo os jornais chineses, citados pela BBC, a Comissão de Saúde municipal indicou que os dois primeiros casos foram detetados numa auxiliar do hospital, onde são tratados contágios oriundos do exterior, sendo este o motivo para levar o enorme esforço de diagnóstico na cidade portuária, que fica na província de Shandong.
A mesma Comissão de Saúde publicou um comunicado que confirmou a existência de seis casos de pessoas assintomáticas, todos com ligação epidemiológica ao mesmo hospital. Ainda que possa ser um surto menor, as autoridades chinesas optaram por levar a cabo um plano de testagem em massa.
Conforme recorda o meio britânico, em maio a China levou a cabo testes de diagnóstico em toda a população da cidade de Wuhan, onde vivem 11 milhões de pessoas.
A China, sublinhe-se, somou esta segunda-feira 57 dias consecutivos sem infeções locais de Covid-19, mas registou 21 casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a China registou 85.578 infetados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.