Florentina Martín, ou avó Nina, como é tratada pela sua família, acaba de ser protagonista de uma batalha onde, em tempo recorde, levou a melhor sobre a Covid-19, noticia o El Pais.
Há pouco mais de uma semana, e após um passeio na companhia da sua cuidadora, num município de Madrid, Espanha, a idosa começou a apresentar-se de forma diferente. Parecia não ter vontade de falar e mal se aguentava em pé. O termómetro, contudo, não apresentava sinais de uma possível infeção pelo novo coronavírus.
Porém, uma ida ao centro de saúde viria a confirmar o pior. A avó estava de facto infetada e a família temeu, de imediato, o pior, pois vencer a Covid-19 com 99 anos seria quase um milagre.
Os médicos receitaram-lhe apenas três comprimidos de Paracetamol por dia e os netos acharam que o melhor seria começar a despedir-se da matriarca da família.
Contra todas as expetativas, a idosa continua bem e torna-se num verdadeiro exemplo de que o vírus não é invencível.
Florentina Martín, que já perdeu o marido e todos os filhos, diz que os três netos e bisnetos são a sua força de vida. Mas esta vitória é para a sua família a prova de que a avó Nina é uma "Dama de Ferro".