AO MINUTO: Uma peregrinação diferente em Fátima. Oito mil casos no Brasil
A pandemia de coronavírus já infetou 37,8 milhões de pessoas no mundo. Mais de um milhão de pessoas morreu e mais de 28 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Getty Images
Mundo Coronavírus
O boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 1.249 novos casos de coronavírus e mais 14 mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza quase 88 mil casos de infeção e 2.094 óbitos. Mais de 53 mil pessoas recuperaram do SARS-CoV-2. Atualmente, há 32.321 casos ativos no país.
Na conferência de imprensa de hoje do Ministério da Saúde e da DGS, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que perante o número crescente de internamentos está a aumentar a pressão nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.
Ainda assim, Lacerda Sales frisou que "estamos hoje muito mais bem preparados e, mesmo com estes números, temos ainda uma capacidade e um espaço de conforto relativamente às taxas de ocupação quer em internamentos quer em cuidados intensivos".
Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus, acompanhados de perto pela Índia, pelo menos em número de casos de contágio. Seguem-se o Brasil, a Rússia, a Colômbia, a Argentina e a Espanha.
As autoridades belgas alertaram hoje para uma subida " bastante alarmante" no número de casos, que podem atingir os 10 mil por dia no final desta semana.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
00h12 - Boa noite! Chega ao fim o registo desta segunda-feira. De manhã voltamos com um novo registo de acompanhamento sobre a pandemia. Mantenha-se em segurança e caso tenha sintomas, contacte as linhas da Saúde 24.
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
00h07 - Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
"Ainda existem muitas incógnitas sobre as infeções por SARS-CoV-2 e a resposta do sistema imunológico, mas as nossas descobertas indicam que uma infeção anterior por SARS-CoV-2 pode não proteger contra infeções futuras", disse o principal autor do estudo, Mark Pandori, PhD, do Laboratório de Saúde Pública do Estado de Nevada, localizado na Universidade de Nevada (Reno School of Medicine).
23h25 - O médico da Casa Branca, Sean Conley, disse esta segunda-feira que o presidente norte-americano, Donald Trump, testou negativo à Covid-19 em "dias consecutivos".
22h45 - A Peregrinação Internacional Aniversária começou esta segunda-feira no Santuário de Fátima em condições diferentes das habituais. Há uma limite de lotação de seis mil pessoas no recinto do Santuário e delimitação de espaços com marcações no solo, entre outras medidas que visam evitar a propagação do coronavírus. Veja aqui algumas imagens.
22h37 - O Ministério da Saúde do Brasil divulgou esta segunda-feira o boletim epidemiológico mais recente, que deu conta de 8.429 novos casos de coronavírus em 24 horas, uma descida face aos mais de 12 mil contágios notificados no dia anterior. Desde ontem morreram mais 201 pessoas.
O Brasil soma nesta altura um número acumulado de 5.103.408 casos positivos e perfaz um total de 150.689 óbitos. O número de pessoas recuperadas desde o início da pandemia é agora de quase 4,5 milhões.
22h06 - A Madeira registou hoje dois novos casos positivos de Covid-19, importados da Polónia, elevando para 95 o número de situações ativas no arquipélago, informou a autoridade regional de saúde.
22h04 - Dezanove pessoas, entre utentes e trabalhadores, estão infetadas com Covid-19 num lar em Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, confirmaram hoje o município e o delegado de saúde.
22h00 - O Cavern Club, o bar em Liverpool onde os Beatles tocaram antes de se tornarem mundialmente famosos, é uma das instituições culturais afetadas pela pandemia que beneficiou de um pacote financeiro de apoio do governo britânico, hoje anunciado.
21h53 - O governo holandês está a negociar com as autoridades locais a aplicação de medidas mais restritivas para combater a pandemia de coronavírus, após um fim de semana com quase 7.000 novos casos diários de contaminação.
21h21 - As autoridades de saúde registaram hoje mais 40 alunos da Universidade de Aveiro (UA) infetados com o novo coronavírus, o maior número desde que foi detetado o surto naquela instituição de ensino há cinco dias, informou fonte académica.
"Destes 40 novos casos, 38 estão relacionados com o contágio previamente identificado", refere uma nota do reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, dirigida à comunidade académica.
21h12 - O lar ilegal 'Merecido Abraço', localizado na Maia, no distrito do Porto, tem, entre utentes e funcionários distribuídos por dois polos, 34 pessoas infetadas com o novo coronavírus, revelou hoje fonte da Segurança Social.
20h58 - Depois de a app StayAway Covid ter sido tema esta segunda-feira nas habituais conferências de imprensa no Ministério da Saúde, a própria DGS sugere que descarregue a aplicação para "quebrar a cadeia de transmissão".
"Eu espero muito que não tenhamos de voltar a um novo confinamento nacional como em março e abril. Com o pacote de medidas que temos, se forem devidamente implementadas e cumpridas, podemos reduzir o índice de infeção", sublinhou Boris Johnson, acrescentando que para isso necessita do "apoio popular". É essencial que as regras básicas de distanciamento social e isolamento sejam respeitadas "se queremos sair disto e permitir às pessoas passarem um Natal normal".
20h23 - O Santuário de Fátima registou uma quebra de receitas de 50,6% até setembro e rescindiu amigavelmente contrato com 14 trabalhadores devido à pandemia de Covid-19, disse hoje o reitor Carlos Cabecinhas. A quebra dos donativos, neste mesmo período, foi de 46,9%.
19h50 - O teste para diagnóstico de infeção com o novo coronavírus realizado hoje pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, deu resultado negativo, segundo fonte da Presidência da República.
De acordo com a mesma fonte, a realização deste teste já estava prevista para hoje, antes da deslocação do Presidente da República a Bruges, na Bélgica, onde vai dar a aula inaugural do ano académico 2020/2021 do Colégio da Europa
19h20 - Espanha está cada vez mais próxima de atingir a marca dos 900 mil casos confirmados de coronavírus. O Ministério da Saúde espanhol anunciou hoje que foram diagnosticados 27.856 novos casos de coronavírus desde sexta-feira. Morreram mais 195 pessoas.
Em termos globais, Espanha regista 888.968 casos positivos e 33.124 óbitos.
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/hRlg2eEPWL Materiales de información sobre el #coronavirus https://t.co/3JRZJojRhC pic.twitter.com/GS2NApFcvp
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) October 12, 2020
19h18 - A Direção-Geral de Saúde francesa indicou esta segunda-feira que foram reportados 8.505 novos casos de coronavírus e morreram mais 96 pessoas nas últimas 24 horas. No total, França contabiliza 743.479 casos de infeção e 32.825 vítimas mortais.
18h21 - Três crianças de uma creche da Santa Casa da Misericórdia da Maia estão infetadas com Covid-19 e as restantes 10 crianças da sala estão já a ser testadas, revelou hoje a provedora da instituição.
17h51 - As máscaras de proteção respiratória e o gel desinfetante cutâneo vão continuar sujeitos à taxa reduzida do IVA no próximo ano, de acordo com a versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado para 2021.
17h27 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselhou hoje a estratégia de deixar o novo coronavírus disseminar-se para atingir a chamada "imunidade de grupo", considerando que coloca "problemas científicos e éticos".
"A imunidade de grupo atinge-se quando se protegem as pessoas, não quando se expõem às doenças", declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, salientando que "nunca na história da saúde pública" se agiu nesse sentido.
17h21 - O presidente e quatro funcionários da Câmara de Óbidos que, no sábado, participaram numa sessão com o ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, são considerados contactos de baixo risco, mas vão manter-se resguardados por indicação das autoridades de saúde.
17h02 - A proteção civil italiana revelou esta segunda-feira que foram identificados 4.619 novos casos de coronavírus desde ontem. O número de óbitos diário subiu para os 39, o número mais elevado desde agosto. Itália totaliza 359.569 casos positivos e 36.205 mortes desde o início da pandemia.
Mais 891 pessoas recuperaram da Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o número total de recuperados subido para 240.600.
#COVID__19 - La situazione in Italia al 12 ottobre:https://t.co/8ciMmO9yfx pic.twitter.com/p9SaB8hFnU
— Ministero della Salute (@MinisteroSalute) October 12, 2020
16h50 - Entretanto fonte governamental confirmou à agência Lusa que também o teste do ministro do Ambiente, Matos Fernandes, deu negativo. Assim sendo, apenas está infetado um governante, Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior, que apesar de não ter sintomas, permanecerá em isolamento.
16h50 - O risco de transmissão do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, da mãe para o recém-nascido é muito baixo se forem asseguradas as medidas básicas de segurança sanitária, concluiu um estudo hoje divulgado.
A investigação conjunta entre o Centro Médico da Universidade de Columbia e o Hospital Pediátrico Morgan Stanley em Nova Iorque analisou os resultados dos primeiros 101 bebés de mulheres com covid-19 nascidos em dois hospitais da cidade entre 13 de março e 24 de abril de 2020.
"As nossas conclusões devem tranquilizar as grávidas com covid-19 porque as medidas básicas de controlo de infeção durante e após o parto protegeram os recém-nascidos de infeção", sublinhou uma das investigadoras e especialista em medicina materno-fetal do centro médico, Cynthia Gyamfi-Bannerman, citada em comunicado.
16h44 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, testou negativo à Covid-19, falta ainda saber o resultado do teste ao ministro do Ambiente, Matos Fernandes. A informação está a ser avançada pela RTP3
16h38 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu hoje que está para "muito breve" a emissão de uma informação de pormenor para profissionais de saúde e população em geral sobre a aplicação e utilização de testes rápidos para a Covid-19.
16h30 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 13.972 novos casos de coronavírus e morreram mais 50 pessoas. No total, o Reino Unido soma 617.688 casos confirmados e 42.875 vítimas mortais.
16h02 - 80% dos profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, em Portugal, já recuperaram, disse hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
15h48 - A diretora-geral da Saúde esclareceu hoje que o Presidente da República esteve num evento com o ministro da Ciência, Manuel Heitor, infetado com Covid-19, mas antes de este estar na fase infecciosa, razão pela qual não foi considerado para rastreio.
Graça Freitas sublinhou que há um protocolo que é seguido e que permite encontrar o período de transmissão e, depois, estratificar contactos de alto e baixo risco, fazer os testes e determinar se ficam ou não em isolamento profilático.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com