Portugal bateu, esta quarta-feira, o recorde diário de infeções desde o início da pandemia, ao terem sido registadas mais de duas mil novas infeções num dia. Momentos antes de estes números serem conhecidos, António Costa anunciou o regresso do estado de calamidade ao país, assumindo que a situação "é grave". Já esta quinta-feira, o jornal Público antecipa uma entrevista ao primeiro-ministro, que será publicada na íntegra amanhã, em que Costa refere que sentiu "muito claramente que era preciso haver um abanão", para "enviar um sinal" aos portugueses de que é preciso alterar comportamentos. O líder do Executivo advertiu ainda: "Se posso jurar a pés juntos que não serão dados passos dramáticos? Não posso. É uma questão de bom senso. Mas temos de o evitar".
Na mesma senda, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra de Estado e da Presidência concederam ontem duas entrevistas onde fizeram saber que os números que se registaram já eram expectáveis. Mariana Vieira da Silva defendeu que com "o tempo a passar, há um certo relaxamento porque já vivemos com isto há alguns meses, e o medo também vai baixando". Apesar do agravamento da situação, ambas as governantes defenderam que a ideia de um "novo confinamento" é para ser afastada.
Entretanto lá fora, a Alemanha voltou também a bater um recorde no número de infeções diárias, ao registar, esta quinta-feira, 6.638 novos casos da doença.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:
15h10 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar todas as informações sobre a Covid-19 no país e no mundo aqui.
15h00 - Um homem de 48 anos, comerciante e residente no Porto, foi detido pela PSP por desobediência ao dever de confinamento obrigatório no domicílio decretado pela Autoridade de Saúde Pública devido à covid-19. A detenção aconteceu depois de uma denúncia de que o homem "estaria a caminhar na via pública".
14h50 - O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da covid-19. O decreto do executivo foi aprovado no Conselho de Ministros de quarta-feira e prevê, entre outras medidas, a prorrogação até 31 de março de 2021 da "atendibilidade dos documentos expirados".
14h49 - A candidata presidencial Ana Gomes considera que o Governo deve avançar para a requisição civil do setor privado e das parcerias público-privadas (PPP) da saúde caso se chegue a uma situação de emergência com a covid-19.
14h46 - Portugal regista, esta quinta-feira, 11 mortos e mais 2.101 casos de Covid-19. O país bate, assim, novo recorde quando ao número de casos da doença. Confira aqui os números em pormenor.
14h32 - Covid-19 no mundo. Mais de 38.571.770 pessoas foram infetadas em todo o mundo com o novo coronavírus desde que este foi descoberto em dezembro na China. número de mortos no mesmo período foi de 1.093.624 e pelo menos 26.662.700 pessoas são consideradas curadas, segundo a AFP.
14h19 - Cinco doentes que estavam internados no serviço de Medicina 1 do Hospital de Faro foram transferidos para o serviço de internamento de Covid-19 depois de terem testado positivo à doença, adiantou a delegada de saúde regional do Algarve.
14h08 - O professor catedrático de Direito Constitucional Jorge Miranda disse, em declarações à agência Lusa, não encontrar "à partida, qualquer obstáculo de constitucionalidade" na questão da obrigatoriedade de instalar a aplicação StayAway Covid.
14h07 - O Governo estima que a economia portuguesa apenas recupere do "choque" da pandemia de covid-19 em 2030, de acordo com o esboço do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) entregue hoje em Bruxelas.
13h48 - O deputado único do Chega criticou hoje a obrigatoriedade do uso de máscara na rua e indicou que não confia na aplicação StayAway Covid, anunciando que vai votar contra a proposta de lei do Governo.
13h21 - A autoridade para o turismo de Berlim, na Alemanha, acaba de lançar uma campanha, que tem como protagonista uma idosa. Com o dedo do meio apontado à objetivo, a mensagem é dirigida a todos os que se recusam a usar máscara.
Courtesy of Visit Berlin. This is the right attitude to have. Show the middle finger to idiots refusing to wear a mask. pic.twitter.com/BvuJF8HMVm
— Heike and Dino (@TweetHeike_Dino) October 14, 2020
13h19 - Israel ficou hoje abaixo dos 2.000 casos diários do novo coronavírus pela primeira vez em semanas, mantendo a queda das infeções e confirmando que a segunda vaga está a começar a ser controlada após quase um mês de confinamento.
13h15 - A líder parlamentar do PS afirmou, esta terça-feira, que a obrigatoriedade da aplicação StayAway Covid deve ser discutida e que, pela bancada socialista ainda não ter posição fechada sobre o uso obrigatório da app, vai pedir audições urgentes de especialistas em saúde, direitos e liberdades e proteção de dados.
13h05 - A rainha de Inglaterra cumpriu, esta quinta-feira, o seu primeiro compromisso oficial fora da casa real, após sete meses de confinamento. A monarca, de 94 anos, e o Principe William visitaram um laboratório de Novichok.
Rainha Isabel II no seu primeiro compromisso após sete meses de isolamento© Reuters
12h57 - O médio francês Matteo Guendouzi, a representar o Hertha Berlim por empréstimo do Arsenal, testou positivo para a covid-19, depois de regressar dos compromissos da seleção gaulesa de sub-21, informou hoje o clube alemão.
12h47 - Os Verdes não veem "qualquer problema" na obrigatoriedade do uso de máscaras na rua, mas têm "muitas dúvidas legais" quanto a uma aplicação obrigatória de rastreio por colocar em causa direitos e liberdades dos cidadãos.
12h35 - A Comissão Europeia apelou hoje aos Estados-membros para que tudo façam para evitar um novo confinamento "generalizado e devastador", numa altura em que a Europa se depara com uma segunda vaga da pandemia de covid-19.
12h20 - Quase 10 milhões de pessoas já foram testadas na cidade chinesa de Qingdao, no espaço de quatro dias, após a descoberta de um pequeno surto do novo coronavírus
11h56 - O Bloco de Esquerda é favorável à obrigatoriedade do uso da máscara na via pública, mas opõe-se ao uso obrigatório da aplicação Stayaway Covid e admitiu hoje pedir a inconstitucionalidade da lei se for aprovada.
11h38 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que o número de novos casos diários de infeção com o novo coronavírus na Europa é superior aos primeiros meses da pandemia, mas o número de mortes por covid-19 é inferior.
11h21 - Christian Vieiri não tem dúvidas de que Zlatan Ibrahimovic, que regressou recentemente aos treinos depois de ter sido diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus, irá apresentar-se ao melhor nível no dérbi do próximo sábado, diante do Inter de Milão. "Acredito que tenha acelerado na passadeira todos os dias... Há quem diga que o Covid-19 teve uma má ideia ao desafiá-lo. Mentalmente, é mais forte do que todos os outros. Ele vai jogar o dérbi com um cigarro na boca, acreditem", atirou.
11h15 - Londres vai ter restrições adicionais para conter a pandemia covid-19, passando a ser proibida a sociabilização entre diferentes famílias em espaços interiores a partir de sábado, indicou o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan.
11h08 - A Comissão Europeia apresentou hoje a estratégia de vacinação para a pandemia de covid-19, garantindo que, quando esta estiver disponível, todos os Estados-membros terão acesso, num critério com base na população.
10h59 - Costa já entregou esboço do plano de recuperação à Comissão Europeia. Em declarações aos jornalistas, o primeiro-ministro afirmou que "não podemos ficar impávidos a assistir ao aumento dos números e não reagir". Acrescentou, ainda, que "é muito perigoso desvalorizar o risco".
10h20 - O Governo italiano está a ponderar alterar os horários das escolas para que não coincidam com os horários laborais, por forma a que os alunos saiam da escola em horários que não coincidam com aquele em que as pessoas saem do trabalho. O objetivo é aliviar os transportes públicos, escreve a agência Efe.
10h10 - O Governo dos Açores decidiu prorrogar até às 24:00 de 23 de outubro a situação de calamidade pública nas cinco ilhas com ligação aérea ao exterior do arquipélago, mantendo as restantes quatro em situação de alerta.
10h08 - África registou nas últimas 24 horas mais 254 mortes devido à covid-19, para um total de 39.122, havendo 1.603.982 infetados, mais 11.433, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.
10h00 - A Rússia bateu, esta quinta-feira, o número recorde de mortes diárias no país, com 286 vítimas nas últimas 24 horas. Já quanto ao número de casos, registaram-se desde ontem mais 13.754 novas infeções. No total, desde o início da pandemia, 1.354,163 contraíram o vírus e 23.491 pessoas morreram.
09h30 - A Hungria registou nas últimas 24 horas 29 novas mortes por covid-19, o número mais elevado desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.
09h20 - O primeiro-ministro, António Costa, anunciou ontem que vai ser elevado o nível de alerta para situação de calamidade no território nacional, uma decisão acompanhada por um conjunto de novas medidas, visando travar a expansão da pandemia. Reveja-as:
- Mais fiscalização e coimas mais pesadas para incumprimento em lojas e restaurantes
- Casamentos, batizados e outras festas familiares com limite de 50 pessoas
- Proibição de ajuntamentos de mais de 5 pessoas
- Festejos académicos impedidos
- Máscaras na via pública e app StayAway Covid: Entre o apelo e a obrigatoriedade
09h10 - A Organização Mundial de Saúde afirmou, esta quarta-feira, que os jovens podem só ter acesso à vacina contra a Covid-19 em 2022, dado que as autoridades sanitárias vão privilegiar as pessoas idosas e os grupos de risco primeiro.
08h41 - StayAway Covid. A Associação D3 - Defesa dos Direitos Digitais admite avançar com uma providência cautelar para travar a obrigatoriedade de instalar a aplicação StayAway Covid e defende que "as Apps obrigatórias não pertencem a uma Europa democrática".
8h06 - Novas medidas? "Senti muito claramente que era preciso haver um abanão". O primeiro-ministro diz que as novas medidas decretadas na quarta-feira por causa da pandemia, que incluem a declaração do estado de calamidade, surgiram porque era preciso dar um abanão ao país para que se alterem comportamentos.
07h05 - A taxa de esforço média das famílias sobre endividadas apoiadas pela Deco desde início da pandemia situava-se no final de setembro nos 80%, valor que a associação considera "muito preocupante" quando muitas beneficiam ainda de moratórias de crédito.
07h00 - A rede social YouTube seguiu o exemplo do Facebook e proibiu a publicação de vídeos com desinformação sobre vacinas, numa fase em que os ensaios clínicos das vacinas contra a covid-19 continuam a decorrer.
06h55 - O Governo tailandês decretou o estado de emergência esta madrugada devido aos protestos pró-democracia em frente à Casa do Governo, com as autoridades a deterem alguns dos seus líderes.
06h52 - Os trabalhadores das Misericórdias estão hoje em greve, em defesa de melhores condições salariais, reivindicando o pagamento de direitos instituídos há mais de 20 anos e as compensações devidas pelo trabalho durante a pandemia de covid-19.
06h46 - Cérebro afetado. Um estudo realizado por mais de 70 investigadores brasileiros indica que o novo coronavírus pode afetar o cérebro e provocar a morte de neurónios, mesmo em pacientes leves, que não tenham necessitado de tratamento hospitalar.
06h44 - O presidente de um hospital e o diretor da Comissão de Saúde da cidade de Qingdao, no nordeste da China, foram demitidos, após um novo surto de Covid-19 no país.
06h42 - A Argentina anunciou o regresso dos voos domésticos, autocarros e comboios de longa distância, depois de sete meses de quarentena, mas manteve a proibição de turismo interno e de voos internacionais para estrangeiros.
06h36 - A Comissão de Saúde da China informou hoje que o país diagnosticou 11 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, entre os quais um local, na província de Shandong.
06h31 - A Índia autoriza, a partir de hoje, a reabertura de escolas e cinemas, fechados desde março para combater a pandemia, numa altura em que o gigante asiático soma mais de 7,3 milhões de casos.
06h24 - O Governo e os parceiros sociais reúnem-se hoje para discutir o próximo Conselho Europeu e o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).
06h19 - A Alemanha registou 6.638 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde desde o início da pandemia.
06h12 - O México registou 478 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de 4.056 novas infeções, informaram as autoridades de Saúde mexicanas.
06h08 - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se novamente em Bruxelas, entre hoje e sexta-feira, para uma cimeira dedicada sobretudo ao 'Brexit', às relações com África e à pandemia da covid-19.
Ver esta publicação no Instagram
06h06 - Os Estados Unidos registaram 794 mortos e 52.160 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
06h04 - Dos 97 casos de Covid-19 identificados na quarta-feira no lar Mansão de São José, em Beja, 83 são utentes, estando um deles, uma mulher, internada no hospital, revelou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
06h00 - Portugal continental entrou às 00h00 de hoje em situação de calamidade devido ao aumento do número de casos de covid-19, com novas regras restritivas para travar a expansão da pandemia.