Donald Trump disse à sua equipa, numa chamada em conferência, que o seu principal conselheiro da Saúde e mais reputado epidemiologista do país, Anthony Fauci, é um "desastre", depois do especialista ter indicado, numa entrevista, que não ficou surpreendido com a infeção do presidente norte-americano.
"As pessoas estão cansadas do coronavírus", disse o presidente, de acordo com jornalistas que ouviram a conferência, citada pelo Guardian. "As pessoas estão cansadas de ouvir o Fauci e todos estes idiotas".
O líder republicano disse ainda que Fauci, que é diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas desde 1984, era um "tipo porreiro" mas que "anda aqui há 500 anos". Trump acrescentou, sem apresentar provas, que o balanço de mortes dos Estados Unidos seria de 800 mil se tivessem seguido os conselhos de Fauci.
"O Fauci é um desastre", disse Donald Trump, em mais um ataque ao seu principal consultor sobre o novo coronavírus, com o qual tem tido divergências em vários aspetos do combate à pandemia.
Estes comentários por parte do governante acontecem um dia depois do programa '60 Minutes' ter exibido uma entrevista ao epidemiologista onde este disse que não ficou surpreendido por Donald Trump ter ficado infetado com o novo coronavírus.
Dr. Fauci says he was “absolutely not” surprised that President Trump got sick with coronavirus after seeing POTUS at what “turned out to be a super-spreader event” at the White House. https://t.co/Iq75GoCErk pic.twitter.com/iDWEaoX582
— 60 Minutes (@60Minutes) October 18, 2020
"De todo", respondeu, explicando que Trump andava - até alguns dias antes de desenvolver sintomas - em eventos cheios de pessoas, sem observar distanciamento social ou uso de máscara.
A chamada de conferência foi feita a partir do seu hotel em Las Vegas, onde o presidente está hospedado para levar a cabo dois comícios no Arizona, esta segunda-feira. A participação na chamada teve como propósito dar confiança à sua equipa, tendo Trump assegurado que irá ganhar as eleições, ainda que todas as sondagens o coloquem atrás de Joe Biden, o candidato democrata.
Há uma semana, Anthony Fauci expressou o seu descontentamento sobre o uso dos seus comentários sobre a pandemia num vídeo de campanha de Trump, aconselhando mesmo o presidente a não voltar a usar a sua figura na propaganda eleitoral republicana. "Em quase cinco décadas de serviço público, nunca apoiei publicamente nenhum candidato", explicou Fauci, lamentando ainda que as suas declarações no vídeo aparecessem fora de contexto.