Angola com 247 casos, avisa para risco de colapso do sistema de saúde
A ministra angolana da Saúde, Silvia Lutucuta, anunciou hoje mais 247 casos de covid-19 no país, alertando para o aumento exponencial dos últimos 15 dias, e para o risco de "colapso" do sistema se as medidas não forem cumpridas.
© Lusa
Mundo Covid-19
Silvia Lutucuta justificou que foi devido ao aumento exponencial de casos nos últimos tempos que as medidas relativas à situação de calamidade foram hoje agravadas, sublinhando que nas últimas duas semanas se registaram 30% do total de infeções desde o início da pandemia.
"Acreditamos que este aumento foi fruto do incumprimento das medidas plasmadas no decreto da situação de calamidade", destacou a governante.
"Fruto deste aumento, estamos com uma pressão assistencial muito grande e se não cumprirmos com as medidas vamos chegar ao colapso total", avisou, acrescentando: "Em países com sistemas mais robustos e situacão económica mais favorável os sistemas de saúde colapsaram".
Dos 247 novos casos reportados, 213 são de Luanda, 23 de Cabinda e 21 de Benguela, com idades de 1 a 72 anos, sendo 139 de sexo masculino e 108 feminino.
Foram registados também mais cinco óbitos, dos quais quatro homens e uma mulher, bem como 79 doentes recuperados.
Angola soma 8.829 casos no total, dos quais 265 óbitos, 3.384 recuperados e 5.180 ativos, incluindo 9 críticos e 21 graves e apresenta uma taxa de positividade de 15%
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com