Por cada 30 segundos um parisiense fica infetado pelo novo coronvírus e a cada 15 minutos um parisiense dá entrada nos hospitais devido à doença, disse, esta terça-feira, o ministro da Saúde Olivier Véran.
As declarações de Véran foram feitas à RTL Radio, em resposta às exigências da 'mayor' de Paris, Anne Hidalgo, para abrir as pequenas lojas para tentar manter o comércio e a atividade social a funcionar, apesar do novo confinamento em França.
O ministro da Saúde francês que seria um movimento arriscado dadas as elevadas taxas de infeção na capital.
"Ela não pode ignorar o facto de que a cada 15 minutos, nos hospitais de Paris, há alguém que é hospitalizado com Covid-19. Ela não pode ignorar o facto de que a cada 30 segundos, há um parisiense que foi contaminado", sublinhou, referindo que o Governo quer salvar os parisienses e os cidadãos franceses.
A França reportou um novo recorde de casos na segunda-feira, com 52.518 contágios em 24 horas.
O presidente Emmanuel Macron anunciou na passada semana um novo confinamento em França, justificando que o vírus está a circular "a uma velocidade que nem as previsões mais pessimistas previam". Este novo confinamento - diferente do que foi decretado na primavera - vigorará até, pelo menos, o dia 1 de dezembro.