Chama-se New Kim e é agora o pombo fêmea mais caro do mundo, depois de ter sido vendido em leilão por um valor recorde de 1,6 milhões de euros. O pombo-correio, criado na Bélgica, foi comprado por um fã chinês de columbofilia.
A columbofilia, sublinhe-se, é a modalidade desportiva que consiste na competição de pombos-correio. Os pombos que competem nestas corridas são criados especialmente para este efeito.
O leilão foi feito na casa de leilões Pipa (dedicada a pombos-correio de competição) e terminou este domingo, com dois compradores chineses a disputar entre si, subindo o valor a cada 280 mil euros, de acordo com a AP. Acabou por chegar aos 1,6 milhões, o que superou o anterior recorde em 350 mil euros.
O anterior detentor do recorde era Armando - considerado o 'Lewis Hamilton' dos pombos-correio - que tinha sido vendido por 1,25 milhões de euros, valor que também foi alcançado por causa da disputa gerada entre a elite de columbófilos chineses.
A tradição das competições de pombos está enraizada na Bélgica, mas também na Holanda e em França, e julgava-se em declínio, pelo menos, até o interesse asiático ter 'ressuscitado' o negócio.