Cientistas de Universidade de Medicina de Gdansk detetaram oito casos da Covid-19 numa fazenda de criação de visons, na região da Pomerânia, no norte da Polónia. Os oito casos foram identificados após dois cientistas testarem 91 visons.
O país começou a testar os animais este mês, após ter sido descoberta na Dinamarca uma mutação do coronavírus nos visons.
Na semana passada, as autoridades de saúde divulgaram que, desde o início da pandemia, foram detetados 18 casos de infeção pelo coronavírus em trabalhadores de fazendas de criação de visons, mas consideraram improvável que tenham sido infetados pelos animais, reporta a Reuters.
"A conclusão é uma - o SARS-CoV-2 está entre a população de visons na Polónia. Recolhemos 91 amostras e isto não representa toda a situação", explicou a Universidade, em comunicado. Um dos cientistas referiu que serão testados mais visons naquela região.
Grupos da indústria de produção de pele opuseram-se à realização de testes, com receio de que a descoberta de casos leve a um abate nacional.
França registou no domingo, pela primeira vez, a presença da Covid-19 numa quinta de criação de visons, em Eure-et-Loir, anunciaram os ministérios da Agricultura, Saúde e Transição Ecológica.
Leia Também: Dinamarca considera extinta mutação perigosa do SARS-CoV-2 em visons