O Reino Unido está, desde esta terça-feira, a vacinar a população contra a Covid-19. O país foi o primeiro no mundo a autorizar a utilização da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo grupo farmacêutico norte-americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech.
De recordar que Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira pessoa no mundo a receber a vacina da Pfizer. A administração da mesma aconteceu na manhã desta terça-feira e, aos jornalistas, a idosa, que faz 91 anos na próxima semana, disse que foi o "melhor presente de aniversário antecipado" que podia ter recebido.
Já esta quarta-feira, a agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA) do Reino Unido alertou as pessoas com histórico de reações alérgicas "significativas" para não tomarem a vacina Pfizer/BioNTech. A recomendação foi dada depois de dois funcionários do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), que receberam ontem a vacina, terem desenvolvido sintomas de reações anafiláticas logo após a injeção. Ambos têm um histórico significativo de alergias.
A vacina da Pfizer será administrada, numa primeira fase em 50 hospitais espalhados por todo o país, onde serão distribuídas, nas próximas semanas, 800 mil doses da mesma. Até ao final do mês, o governo britânico espera administrar mais de quatro milhões de doses da vacina contra a Covid-19.
Os grupos prioritários são pessoas com mais de 80 anos, funcionários de lares e profissionais de saúde que estejam na linha da frente do combate ao novo coronavírus.