Um painel de especialistas do regulador de medicamentos nos Estados Unidos, a FDA, votou, esta quinta-feira, a favor da recomendação do “uso de emergência” da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Pfizer/BioNTech.
Dos 22 especialistas da comissão - formada por investigadores independentes, médicos e representantes farmacêuticos - dezassete votaram a favor, quatro contra e um absteve-se, refere a CNN.
Esta votação não significa, no entanto, que a vacina seja autorizada imediatamente, mas a sua aprovação formal deverá estar por dias, pois a FDA já tinha indicado que daria autorização de 'uso de emergência' a uma vacina que demonstrasse ser segura.
A FDA vai agora decidir se aceita ou não a recomendação do comité. Depois, outro comité terá de dar o parecer final para que comece a vacinação em massa no país. A expetativa é que isso aconteça nos próximos dias, numa reunião marcada para domingo.
Esta decisão do painel de especialistas surge no final de uma reunião que começou na manhã de hoje e que durou cerca de nove horas.
Recorde-se que já a semana passada, o Reino Unido tornou-se o primeiro país a autorizar o uso generalizado da vacina desenvolvida em conjunto pela Pfizer e pela BioNTech contra a Covid-19. No caso dos países da União Europeia, a autorização só deverá chegar no final deste mês e a vacinação só deverá começar em janeiro de 2021.
[Notícia atualizada às 23h45]