AO MINUTO: Se for preciso, Natal levará "travão"; Mais 90 mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

Notícia

©  REUTERS/Javier Barbancho

Andrea Pinto
14/12/2020 07:54 ‧ 14/12/2020 por Andrea Pinto

Mundo

Covid-19

Portugal registou este domingo um novo máximo diário de óbitos, ao reportar um total de 98 vítimas mortais, em apenas 24 horas. Este valor foi atingido um dia depois de se ter registado, também, a primeira morte por Covid-19 de uma jovem na faixa etária entre os 10 e os 19 anos.

Lá fora, os Estados Unidos voltaram a atingir valores recorde em termos de infetados, sendo, de longe, o país com o maior número de casos de infeção no mundo. Contudo, no mesmo dia em que se verificou mais um número sombrio, começaram também a ser distribuídas as vacinas da Pfizer que vão ser entregues em todo o país, para que esta segunda-feira se dê início à inoculação dos norte-americanos.

Em Portugal, e na sequência dos esforços impostos pela situação pandémica, os trabalhadores da restauração e serviços de apoio aos hospitais cumprem hoje o primeiro de dois dias greve para reivindicar melhores salários e compensações pelo esforço no período da pandemia. Estes exigem ser incluídos na compensação prevista para os profissionais de saúde que estiveram na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19.

Consulte os mapas interativos da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19

15h30 - Este registo termina aqui, mas pode continuar a fazer o acompanhamento à situação do novo coronavírus neste novo registo.

15h20 - A empresa responsável pela Google, a Alphabet, permitirá que os colaboradores continuem a trabalhar a partir de casa até setembro de 2021 como medida para prevenir infeções de Covid-19. Ainda não se sabe como será este modelo da Google mas é provável que implemente de alguma forma o trabalho remoto que tem sido adotado e que resulta numa “maior produtividade, colaboração e bem-estar”.

15h00- A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas considera que a Suíça não tem motivos para incluir Portugal numa lista vermelha, que a partir de hoje obriga a quarentena no regresso, e garante que está a tentar alterar a situação. "Esta decisão foi tomada numa altura em que Portugal estava no pico da segunda vaga. Já não se justifica, porque nós temos menos novos casos por 100.000 habitantes do que tem a Suíça e o critério da Suíça é pôr na lista vermelha os países com mais casos do que a Suíça por 100.000 habitantes", afirmou Berta Nunes.

14h55 - A vila de Rabo de Peixe, no concelho Ribeira Grande, tem hoje 221 casos ativos de covid-19, mas é esperado que nos próximos dias haja muitas recuperações da doença na freguesia açoriana

14h52 - Uma das primeiras pessoas receber a vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos foi uma enfermeira de uma unidade dos Cuidados intensivosSandra Lindsey recebeu a vacina durante uma emissão ao vivo no Long Island Jewish Medical Center, em Nova Iorque, esta manhã. Esta foi uma das primeiras a receber a vacina no país e a primeira de todas a recebê-la perante as câmeras de TV. O momento foi muito aplaudido. 

14h34 - Mondim de Basto é, atualmente, o concelho onde a situação da Covid-19 é mais crítica, com mais casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.  Saiba aqui quais são os concelhos onde a situação da Covid-19 é mais crítica (e o oposto).

14h11 - Portugal regista hoje mais 90 mortos e 2.194 casos de Covid-19. Em termos acumulados, o país soma 5.649 vítimas mortais e 350.938 infeções pelo novo coronavírus.

14h06 - O posto de fronteira de Ressano Garcia, o mais movimentado de Moçambique e que faz ligação com a África do Sul, esteve hoje temporariamente encerrado devido a um caso positivo de infeção pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades.

14h00 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 56 novos casos positivos de covid-19, sendo 53 em São Miguel e três na ilha Terceira, detetados na sequência da realização de 790 análises nos dois laboratórios de referência da região.

13h35  - A Comissão Europeia lançou hoje uma aplicação para fornecer informação acerca da situação pandémica na União Europeia e clarificar os utilizadores sobre os requisitos de testes e de quarentena em vigor nos diferentes Estados-membros. Em comunicado, o executivo comunitário refere que a aplicação Re-open EU (Reabrir UE) procura ajudar os cidadãos europeus a "planear viagens na Europa" de maneira "segura e saudável" ao fornecer "informação exaustiva e atualizada sobre a situação sanitária, a segurança e as medidas de viagem em todos os Estados-membros da União Europeia (UE)".

 

13h18 - A Misericórdia de Valpaços confirmou hoje ter casos positivos de infeção pelo novo coronavírus em três lares, sem concretizar o número, numa altura em que o concelho contabiliza um total de 160 pessoas em fase ativa da infeção. "Apesar de todas as medidas implementadas, fomos confrontados, no dia 01 de dezembro, com os primeiros casos de infeção, fruto do aumento significativo verificado na comunidade, envolvendo posteriormente três estruturas residenciais, em estados diferentes de desenvolvimento infeccioso", afirmou a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços num comunicado publicado na sua página oficial.

13h07 - novo coronavírus matou pelo menos 1.612.297 no mundo desde que a OMS na China relatou o início da doença em dezembro de 2019. Mais de 72.166.120 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 46.576.400 pessoas já foram consideradas curadas.

12h54 - A campanha 'Dê troco a quem  precisa' arranca hoje nas farmácias de todo o país para ajudar as vítimas da Covid-19, no âmbito do programa Emergência abem que já auxiliou desde março mais de 900 pessoas. "Esta campanha convida as pessoas, a partir de hoje e até dia 22 de dezembro, que se dirigem às farmácias para arredondarem a sua conta", disse à Lusa a embaixadora da Associação Dignitude. Os donativos recolhidos serão, segundo Maria de Belém Roseira, integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.

12h46 - O lar de Argozelo, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança, registou a quarta vítima mortal infetada com SARS-CoV-2, "uma mulher na casa dos 80 anos", indicou à hoje Lusa o presidente da câmara. "Temos lamentar mais uma vítima mortal. Trata-se de uma mulher na casa dos 80 anos que tinha outras patologias", explicou à Lusa Jorge Fidalgo.

12h44 - Meghan Markle surpreendeu tudo e todos ao surgir num programa especial da CNN Heroes, este domingo, para homenagear os heróis da luta contra a pandemia da Covid-19. A duquesa de Sussex agradeceu aos "indivíduos [que] se levantaram e garantiram que as necessidades básicas das nossas comunidades fossem atendidas", descrevendo este momento como "um desafio universal".

12h36 -  O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, falou aos jornalistas em Leiria, onde se encontra a acompanhar a situação epidemiológica da região. Sobre a situação dos ventiladores no país, referiu esperar conseguir um total de mais de 2.100 ventiladores até ao final do ano.  "Não basta chegarem, é preciso serem certificados e reavaliados para ver se tudo está a funcionar em pleno, há cerca de 204 nessas condições e portanto muito em breve, depois desta avaliação serão obviamente entregues aos hospitais", esclareceu.

12h33 - A pandemia de Covid-19 agravou "a discriminação e a exclusão" dos trabalhadores migrantes, constata a Organização Mundial do Trabalho (OIT), num relatório divulgado hoje. Analisada a situação em 49 países, entre os quais Portugal, a OIT realça que a pandemia de Covid-19 agravou "a discriminação e exclusão" dos trabalhadores migrantes.

12h26 - O Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, pediu hoje ao país para aceitar as novas restrições à vida pública e à atividade económica para conter a pandemia, já que as medidas adotadas em novembro "não foram suficientes". "Os nossos esforços até agora não foram suficientes. Temos de agir em conformidade. Isto aplica-se à classe política de todos os níveis administrativos, mas também ao nível pessoal. Todos devem perguntar-se o que mais podem fazer para se proteger a si e aos outros, especialmente os mais vulneráveis", defendeu.

12h15 - O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, assegurou hoje que a vacinação contra a Covid-19 deverá começar em "04 ou 05 de janeiro", depois de a Agência Europeia do Medicamento a aprovar em 29 de dezembro.

12h00 - Uma mulher foi detida pela Polícia Nacional espanhola por vender certificados PCR falsos através da Internet. Estes tinham um custo de 40 euros.A suspeita é uma mulher de nacionalidade hondurenha, de 26 anos. Segundo reporta o El Pais, a mulher vendia, através de sites online, certificados de PCR falsos, que esta prometia enviar num prazo de 24 horas. 

11h50 - O Lar São João de Deus em Gavião, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, tem 55 utentes e 12 funcionários infetados com o novo coronavírus, anunciou hoje a Santa Casa da Misericórdia local.

11h40 - A recuperação do turismo dos países do sul da Europa em 2021, entre os quais Portugal, irá depender da velocidade da vacinação contra a Covid-19, segundo uma nota hoje divulgada pela agência de 'rating' DBRS/Morninsgtar.  

11h35 - A farmacêutica suíça Novartis admitiu hoje que os seus ensaios no tratamento de doentes graves com Covid-19 com o seu medicamento ruxolitinib não obtiveram bons resultados, embora tenha adiantado que vai continuar a investigação. Segundo os dados do primeiro estudo na terceira e última fase dos ensaios clínicos, o fármaco foi incapaz de produzir uma redução significativa do número de mortes, internamentos em unidades de cuidados intensivos ou assistência com ventilação mecânica nestes doentes, em comparação com aqueles que foram submetidos a tratamentos padrão.

"Continuaremos a colaborar com o mundo médico para os analisar, a fim de melhor compreender a Covid-19", afirmou o médico-chefe da Novartis, John Tsai.

11h30 - Após meses em confinamento e a viver afastados dos que mais amamos, é de imagens como esta de que o mundo precisa, cada vez mais, e sobretudo nesta épocaPhyllis Fagan, de 82 anos, e a sua filha Jackie Brannigan puderam finalmente abraçar-se depois de as medidas de restrição contra a Covid-19 terem sido aliviadas em Sword, Dublin. O momento do reencontro, e os sorrisos trocados, ficaram marcados em fotografias. Veja aqui.

11h20 - A atriz Carol Sutton, uma figura incontornável dos palcos da sua cidade, Nova Orleães, e que construiu uma carreira estável nos grandes e pequenos ecrãs, incluindo nas sérias 'Steel Magnolias' de 1989 e 'Queen Sugar, morreu devido a complicações da COVID-19, de acordo com o Presidente da Câmara de Nova Orleães, LaToya Cantrell. A artista tinha 76 anos.

10h45 - Atenção, não se refugie no álcool. Um novo estudo, publicado na revista médica BMJ, descobriu que beber em excesso na idade adulta (65 anos ou mais) pode ser muito prejudicial para o cérebro. Além do mais, os adultos mais velhos estão especialmente em risco desses efeitos negativos durante a pandemia.

"Temos visto um aumento no consumo excessivo de álcool entre os adultos mais velhos este ano, e isso pode estar a afetar seriamente a função cerebral", diz o co-autor do estudo e psiquiatra Tony Rao ao Independent.

10h15 - Quase dois mil milhões de pessoas no mundo dependem de unidades de saúde que carecem de serviços básicos como água canalizada, advertiram hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). Essas deficiências são reveladas de forma ainda mais dramática em momentos como o da atual pandemia, em que pacientes e profissionais de saúde nesses tipos de instalações correm maior risco de contágio pelo SARS-CoV-2, enfatizaram as duas agências da ONU.

10h05 - A África registou mais 348 mortes devido à Covid-19 e somou mais 17.823 novos casos nas últimas 24 horas, atingindo um total 56.337 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

09h55 - A Altice Arena, em Lisboa, acolhe na quinta-feira e a na sexta-feira um festival de música portuguesa, que inclui concertos e conferências, adaptado à pandemia, com uso obrigatório de máscara, lugares sentados e muito álcool gel. Ao longo dos dois dias, pelos três palcos do festival vão passar artistas e bandas como ProfJam e benjiprice, Capitão Fausto, B Fachada, Papillon, Chico da Tina, Afonso Cabral, Paulo Bragança, Amaura, Sreya e o espetáculo 'Closer Integral' - Joy Division 40 anos depois, que junta Flak, Alexandre Cortez, L.

09h42 -  A Itália pondera aplicar novas medidas de restrição durante o Natal, depois de multidões de pessoas terem saído à rua neste fim de semana. Entre as medidas previstas estão o encerramento de bares e restaurantes durante os dias festivos, ou anteceder a hora de recolher obrigatório, escreve a Efe.

09h07 - Michael Wright, cuja imagem de sofrimento se tornou viral, morreu este mês de Covid-19. O veterano de guerra foi fotografado no mês passado deitado de barriga para baixo, naquela que seria uma técnica para facilitar a sua respiração, numa altura em que os seus pulmões eram profundamente afetados pela Covid-19. Os médicos afirmavam que o seu estadod e saúde estava a melhorar, mas o homem acabou por morrer no dia 8 de dezembro.

08h25 - As empresas do setor dos casamentos em Portugal atravessam "momentos de grande incerteza e mantêm toda a sua actividade interrompida", revela o Movimento de Empresas do Setor do Casamento (MESC), que apresenta algumas medidas que podem ser implementadas para reduzir o contágio neste tipo de eventos.

Entre as medidas apresentadas pelo setor estão, por exemplo, a demonstração de imunidade relativamente ao novo coronavírus, "nomeadamente através da apresentação de nota de alta relativamente à Covid-19, teste serológico ou comprovativo de vacinação", a demonstração de ausência de infeção e, entre outros, a criação de um guia de medidas sanitárias a nível nacional para a realização de um casamento.

08h10 - Anticorpos podem estar a causar níveis graves e prolongados de Covid-19. Um grupo de investigadores da Universidade de Yale encontraram um grande número de anticorpos rebeldes em pacientes infetados com o novo coronavírus. Estes, em vez de combaterem o vírus, comprometeram o sitema imunitário dos doentes. Os autoanticorpos podem explicar as diferentes reações à infeção pelo SARS-CoV-2.

07h45 - A polícia belga interrompeu no fim de semana uma orgia ilegal que não respeitava as regras devido à Covid-19 e que decorria na localidade de Saint-Mard, em frente a uma clínica para tratar doentes com o novo coronavírus. Segundo a imprensa, na orgia, perto da fronteira com França, participava meia centena de pessoas

07h30 - Apesar de a vacina Pfizer já estar a ser distribuída nos EUA, Donald Trump já referiu que não será dos primeiros a tomá-la. Na sua conta de Twitter, o ex-presidente dos EUA disse que os funcionários da Casa Branca não estão na lista de pessoas prioritárias para a inoculação. "Não está previsto que leva a vacina, mas aguardo por tomá-la na altura adequada", escreveu.

 

07h22 - A Alemanha contabiliza, esta segunda-feira, mais 188 mortos e 16.362 novos casos de Covid-19. Segundo dados do Instituto Robert Koch, o país germânico soma agora um total de 21.975 mortos e 1.337.078 infetados desde o início da pandemia.

07h15 - O México contou 249 mortes causadas pela Covid-19 e 8.608 casos da doença nas últimas 24 horas, disseram no domingo as autoridades de saúde.

07h13 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 16 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo dois locais, na província nordeste de Heilongjiang, que registou um novo surto nos últimos dias.

07h10 - Os Estados Unidos iniciam hoje uma vasta campanha de vacinação contra a Covid-19 no país, onde o número de mortes causadas pela doença se aproxima dos 300 mil óbitos. O governador do Kentucky, Andy Beshear, afirmou que o estado, no leste do país, vai ser o primeiro a vacinar os residentes, menos de 72 horas depois da vacina Pfizer-BioNTech ter recebido a 'luz verde' das autoridades sanitárias norte-americanas.

07h08 - Os trabalhadores da restauração e serviços de apoio aos hospitais cumprem hoje o primeiro de dois dias greve para reivindicar melhores salários e compensações pelo esforço no período da pandemia, concentrando-se hoje frente ao parlamento. A greve, marcada pela Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), afeta à CGTP, é acompanhada de uma "concentração simbólica" frente à Assembleia da República, hoje, pelas 11:00, com cerca de 50 trabalhadores, para "sensibilizar os deputados", aos quais a federação quer entregar uma moção, para a situação dos trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).

07h05 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo. Para recordar o que ocorreu ontem, clique aqui

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas