Um dia depois de encontro com Costa, Macron testa positivo à Covid-19
O governante francês esteve esta quarta-feira com António Costa.
© Reuters
Mundo Covid-19
O presidente francês Emmanuel Macron testou positivo à Covid-19, anunciou a presidência francesa, esta quinta-feira.
Recorde-se que Macron esteve reunido, no dia anterior, com o primeiro-ministro português António Costa, que será hoje submetido ao teste, informou fonte do gabinete do líder do Executivo à SIC Notícias. Entre esta sexta-feira e domingo, Costa tem agendadas visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné, com encontros marcados com os chefes de Estado e de Governo destes dois países de expressão portuguesa.
Já o Presidente francês "vai continuar a trabalhar" e fará isolamento durante sete dias, refere uma nota do Eliseu, acrescentando que "vai continuar a trabalhar e assegurar as suas atividades à distância.
A mesma nota refere que Macron se submeteu ao teste após ter apresentado os "primeiros sintomas da doença".
Ainda segundo o Eliseu, o Presidente "está bem" e não desenvolveu nenhuma forma grave da doença.
O primeiro-ministro francês, Jean Castex, foi identificado como caso contacto, já fez o teste e cumprirá também um período de isolamento, assim como porta-voz do Governo, Gabriel Attal.
Macron e Costa estiveram reunidos esta quarta-feira, em Paris, para um almoço de trabalho de cerca de duas horas, cujo principal tema em debate foi a presidência portuguesa na UE.
Todos os países estão a trabalhar no Plano de Vacinação contra a #COVID19.Estamos todos a fazer um grande esforço de coordenação de forma a que esse plano possa ter início, no mesmo dia, em todos os Estados-membros. pic.twitter.com/OgxDynnaJA
— António Costa (@antoniocostapm) December 16, 2020
Antes desta reunião, o Presidente dirigiu o Conselho de Ministros, participou no Conselho Europeu no fim da semana passada em Bruxelas, teve um encontro com os participantes da Convenção Cidadã do Clima, almoçou com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,6 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 5.815 em Portugal.
Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se na Itália (66.537 mortos, mais de 1,8 milhões de casos), seguindo-se Reino Unido (65.520 mortos, mais de 1,9 milhões de casos), França (59.361 mortos, mais de 2,4 milhões de casos) e Espanha (48.596 mortos, mais de 1,7 milhões de casos). Portugal contabiliza 5.815 mortos em 358.296 casos de infeção.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com