Emmanuel Macron anunciou hoje que foi diagnosticado com Covid-19. O anúncio é feito um dia depois de o presidente francês ter estado com o primeiro-ministro português. Mas António Costa é apenas um dos vários governantes na lista de encontros que Macron teve nos últimos dias.
Os encontros tiveram início na quinta-feira passada, tendo o governante gaulês sido fotografado, num encontro diplomático, com o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban e o chanceler austríaco Sebastian Kurz.
No dia seguinte, sexta-feira, dia 11, Emmanuel Macron esteve em Bruxelas, numa reunião que visava discutir a vacinação contra a Covid-19 e o Brexit, com Angela Merkel e com Ursula von der Leyen, em Bruxelas.
Já esta semana, na segunda-feira, a agenda do presidente francês dava conta de um encontro com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com o presidente do governo espanhol, Pedro Sanchez. Nesse mesmo encontro estava Angel Gurria, o Secretário-Geral da OCDE.
Esta quarta-feira, deu-se o encontro derradeiro com o português António Costa.
Após o anúncio feito, esta manhã, pelos Eliseu, muitos são já os governantes que se encontram em isolamento profilático. Entre eles, estão, Pedro Sánchez, Charles Michel, o porta-voz do parlamento francês Richard Ferrand e António Costa.
A mulher do presidente francês, Brigitte Macron, também já está em isolamento.