Agência Europeia de Medicamentos aprova vacina da Pfizer/BioNTech na UE

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu 'luz verde' esta segunda-feira à vacina desenvolvida pelos laboratórios BioNTech e Pfizer contra a Covid-19, sustentando que a mesma cumpre os requisitos.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
21/12/2020 14:10 ‧ 21/12/2020 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Covid-19

A diretora da Agência Europeia de Medicamentos anunciou que a instituição decidiu aprovar a comercialização da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer.

"Apraz-me anunciar que o comité científico da EMA se reuniu hoje e recomendou uma autorização condicional de mercado na UE para a vacina desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer. A nossa opinião científica abre caminho à primeira autorização de mercado para uma vacina contra a Covid-19 na UE", anunciou a diretora-executiva da entidade que regula a aprovação de medicamentos na UE, Emer Cook.

Segundo o parecer desta entidade, a vacina "apresenta mais benefícios do que riscos" no que concerne à segurança contra a doença. No entanto, a mesma só poderá ser aplicada a pessoas com mais de 16 anos.

Numa conferência de imprensa a partir de Amesterdão, Emer Cooke apontou que a decisão "é válida para os 27 Estados-membros, ao mesmo tempo", e comentou que a mesma constitui "um passo significativo em frente na luta contra esta pandemia".

O comité de avaliação fez saber que concluiu uma avaliação rigorosa à vacina Comirnaty, concluindo por consenso que estão agora disponíveis dados suficientemente "sólidos sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina" para recomendar uma autorização formal condicional de comercialização. Isto proporcionará um quadro controlado e robusto para apoiar as campanhas de vacinação a nível da UE e proteger os cidadãos da UE.

O parecer científico da Agência de Medicamentos abre assim caminho à comercialização da primeira vacina contra a doença na União Europeia. Resta agora a aprovação pela Comissão Europeia, o que deverá acontecer no espaço de 48 horas, permitindo assim que a campanha de vacinação arranque nos Estados-membros a partir de 27 de dezembro, como anunciara a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, que via twitter diz esperar que ainda esta noite a vacina tenha 'luz verde'.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas