A primeira-ministra escocesa fez um pedido de desculpas públicas depois de ter sido fotografada a quebrar as regras, impostas pelo seu próprio governo para combater a pandemia no país, ao aparecer sem máscara durante um velório.
"A passada sexta-feira, enquanto estava num velório, tirei a minha máscara brevemente. Foi um erro estúpido e lamento mesmo muito. Falo todos os dias da importância das máscaras, por isso não vou dar desculpas. Estive mal e lamento", disse a primeira-ministra em comunicado citado pela Sky News.
A imagem, publicada no Scottish Sun, mostrava Nicola Sturgeon a falar com três mulheres num bar enquanto se mantinha à distância mas sem máscara de proteção individual. A chefe de governo, refere o jornal, estava o Stable Bar and Restaurant depois de ir a um funeral de um funcionário público do governo.
As regras impostas no país ditam que o uso de máscaras é obrigatório para clientes e funcionários ao entrar, sair e movimentar-se dentro de estabelecimentos de restauração. Quem quebrar as regras está sujeito a uma multa de 60 libras (cerca de 66 euros).
Nicola Sturgeon's 'no mask' blunder classic example of failing to practice what you preachhttps://t.co/IZw6bP4fNG pic.twitter.com/3UMGzNjAbT
— The Scottish Sun (@ScottishSun) December 22, 2020
Leia Também: Brexit: Londres e Escócia pedem prolongamento de fase de transição