Brexit de Natal? Acordo poderá ser anunciado ainda hoje

Um acordo entre o Reino Unido e a União Europeia poderá ser anunciado esta quinta-feira.

Notícia

© Getty Images

Sara Gouveia com Lusa
24/12/2020 09:15 ‧ 24/12/2020 por Sara Gouveia com Lusa

Mundo

Brexit

Esta véspera de Natal poderá haver mais um presente no sapatinho, neste caso porque é esperado que seja anunciado um entendimento para o pós-Brexit entre os britânicos e a União Europeia, com o anúncio a ser feito pelos responsáveis da UE e do Reino Unido já esta quinta-feira.

A cerca de uma semana do final do "período de transição" para a consumação do Brexit, e após 10 meses de negociações que por diversas vezes pareceram definitivamente condenadas ao fracasso, um acordo parece agora "iminente", de acordo com várias fontes europeias citadas pela AFP.

Em declarações à estação pública RTE, o ministro dos Negócios Estrangeiros irlandês, Simon Coveney, confirmou que estava prevista uma conferência de imprensa do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, hoje de manhã, o que anda não aconteceu, já que "aparentemente surgiram dificuldades de última hora" relacionadas com as pescas, um dos três 'dossiês' que fizeram arrastar as negociações ao longo de meses, em conjunto com as questões da concorrência e da resolução de litígios, estas já ultrapassadas. Ainda assim, o ministro irlandês disse confiar que o aguardado anúncio de um acordo comercial entre UE e Reino Unido ainda "aconteça mais tarde durante o dia de hoje".

Uma fonte da UE disse à AFP que “se tudo correr bem” os dois líderes devem falar por telefone bem cedo para selar o acordo. Já a Reuters refere ser esperado que Boris Johnson dê uma conferência de imprensa ainda hoje.

O porta-voz da Comissão Europeia Eric Mamer recorreu ao Twitter pouco depois da meia-noite para aconselhar quem acompanhava o Brexit a dormir um pouco enquanto os retoques finais eram dados. "Espero que comece cedo amanhã de manhã", escreveu ainda.

A iminência de um acordo ainda não confirmada publicamente por nenhuma das partes envolvidas nas negociações mas a acontecer evitará um 'divórcio' sem acordo comercial em 31 de dezembro, data em que o Reino Unido deixa em definitivo o mercado único europeu.

Apesar de o Parlamento Europeu já não ter tempo de ratificar um acordo comercial nos poucos dias que restam até ao final do ano, os Estados-membros da UE podem aprovar a entrada em vigor com cariz provisório de um acordo comercial com Londres em 1 de janeiro de 2021, tendo fontes europeias garantido que já estão a ser desenvolvidos procedimentos nesse sentido. Se houver um novo volte-face nas negociações e não for alcançado um acordo, a partir de 1 de janeiro o comércio entre o Reino Unido e a UE será feito sob as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), à semelhança do que acontece entre a UE e a Austrália, o que implica a aplicação de taxas aduaneiras e quotas de importação.

[Notícia atualizada às 10h20]

Leia Também: Brexit: UE e Reino Unido em busca de um acordo ainda antes do Natal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas