Os profissionais de saúde húngaros começaram a ser vacinados contra a Covid-19 este sábado, um dia antes da data definida para a vacinação coordenada nos 27 países que compõem a União Europeia, como pretendia Bruxelas.
Segundo a Associated Press, as autoridades húngaras ainda não esclareceram porque começaram a administrar as vacinas da Pfizer e da BioNTech um dia antes do combinado.
O lote das primeiras 9.750 doses da vacina chegou de carrinha este sábado à Hungria e foram transportadas para o South Pest Central Hospital, em Budapeste. O governo de Viktor Orbán anunciou que quatro outros hospitais, dois na capital húngara e dois nas cidades de Debrecen e Nyíregyháza, também vão receber vacinas do carregamento inicial.
Mas a Hungria não deverá ser um caso isolado no que toca a antecipar a vacinação no bloco europeu. As autoridades da Eslováquia também anunciaram que planeiam começar a inocular as primeiras vacinas na tarde de hoje.
Portugal recebeu o primeiro carregamento de 9.750 vacinas este sábado. A ministra da Saúde, Marta Temido, acompanhou a sua chegada e considerou tratar-se de um “marco histórico”. A primeira vacina será administrada este domingo às 10 horas no Hospital de São João no Porto.
Leia Também: AO MINUTO: N.º de casos mais baixo em 2 meses. "Há luz ao fundo do túnel"