Portugal registou nas últimas horas mais 78 mortes por Covid-19 e 4.369 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o país já registou 7.196 mortes e 431.623 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando atualmente ativos 80.008 (mais 2.407 face à véspera) casos. Saliente-se ainda que foram identificados 16 casos da nova estirpe em Portugal Continental.
Esta segunda-feira, dia em que acabou a proibição de circular entre concelhos - mantendo-se porém o recolher obrigatório nos concelhos de maior risco -, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a ouvir todos os partidos com assento parlamentar, depois de ter anunciado que pretende renovar o Estado de Emergência mas por apenas oito dias. Também hoje arrancou, em Portugal continental, a vacinação em lares de idosos.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
23h47 - O Brasil registou 543 óbitos e 20.006 casos de infeções provocadas pelo novo coronavirus nas últimas 24 horas, segundo uma atualização divulgada hoje pelo Ministério da Saúde. O maior país da América Latina e um dos mais afetados pela pandemia de covid-19 no mundo já registou 196.561 vítimas mortais e 7.753.752 casos notificados da doença. O Governo brasileiro também informou que 6.875.230 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto que 681.961 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.
23h26 - Morreu a atriz Barbara Shelley. A artista de 88 anos perdeu a vida esta segunda-feira, dia 4, devido a complicações relacionadas com a Covid-19. Barbara Shelley era conhecida pela sua participação em vários filmes de terror produzidos pela Hammer, entre os quais o clássico 'Drácula, o Príncipe das Trevas' (1966).
23h06 - O primeiro caso conhecido em Nova Iorque, nos Estados Unidos, da nova variante do virus que provoca a Covid-19, foi detetado no norte do estado. O governador do estado, Andrew Cuomo, informou hoje que um homem com cerca de 60 anos fez um teste com resultado positivo para a variante do novo coronavírus, que provoca a covid-19, mais contagiosa do que as variantes anteriores.
22h59 - O Barcelona informou que dois elementos da equipa principal de futebol estão infetados com o novo coronavírus. Em comunicado, o clube catalão já informou que amanhã, terça-feira, toda a equipa será submetida a mais testes. "Após os testes de PCR realizados na segunda-feira, dois membros da equipa principal de futebol deram resultados positivos para Covid-19 . O clube informou as autoridades desportivas e de saúde relevantes. Além disso, toda a equipa será submetida a mais testes PCR na terça-feira de manhã", informou o Barcelona.
22h54 - Dezenas de pessoas concentraram-se nos dois pontos criados pela Cidade do México para encher gratuitamente os tanques de oxigénio para os pacientes com Covid-19 que recuperam em casa. Este serviço, que teve início no dia 31 de dezembro, pretende dar resposta à falta de oxigénio médico na capital mexicana, que nas últimas semanas tem sido atingida por um aumento de infeções e hospitalizações devido à doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.
22h37 - A Madeira tem hoje mais 110 casos de Covid-19, sendo 14 importados e 96 de transmissão local, elevando para 2.110 os casos contabilizados de infeção, revela a Direção Regional de Saúde (DRS). Sobre a situação epidemiológica da covida-19 na Região Autónoma da Madeira (RAM), a DRS indica que até hoje foram contabilizadas na região 3.570 notificações de casos suspeitos de covid-19 dos quais 1.460 não se confirmaram.
22h12 - As competições desportivas profissionais em Inglaterra, nomeadamente a liga inglesa de futebol, não vão ser afetadas pelo confinamento total, devido à nova variante do coronavírus mais contagiosa, anunciado hoje pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. A lista de exceções publicada hoje pelo governo britânico permite que atletas de elite possam treinar e competir, apesar de alguns clubes da 'Premier League' estarem a ser bastante afetados nos últimos dias, face a vários casos positivos registados nos plantéis, designadamente no Manchester City e Fulham, motivando o adiamento de alguns jogos.
20h52 - O Instituto de Medicina Molecular (IMM), em Lisboa, lançou uma campanha informativa sobre as vacinas contra a Covid-19, em que quatro cientistas esclarecem dúvidas em pequenos vídeos, anunciou hoje a instituição. "Como foi possível desenvolver uma vacina para a Covid-19 tão depressa?", "A vacina para a Covid-19 é segura?", "A vacina para a Covid-19 permitirá devolver a normalidade às nossas vidas?" e "Devo vacinar-me para a Covid-19?" são as perguntas às quais os investigadores do IMM Bruno Silva-Santos, Luís Graça, Miguel Prudêncio e Pedro Simas respondem.
20h48 - O surto de Covid-19 no lar privado Delicado Raminho, do Vimeiro, no concelho da Lourinhã, permanece ativo, com 32 infetados de um total de 66, tendo três morrido e 34 recuperado, disse hoje a delegada de saúde. De um total de 66 pessoas que tiveram teste positivo à Covid-19, 32 permanecem ativos e recuperaram 34, dos quais 25 são utentes e nove são funcionários, afirmou Helena Andrade à agência Lusa.
20h12 - "Obrigada pelo milagre da ciência, não só o fim está à vista, como sabemos exatamente como chegar lá. Mas por agora receio que tenhamos de ficar em casa novamente, proteger o serviço nacional de saúde (NHS) e salvar vidas", rematou Boris Johnson.
20h09 - As escolas primárias e secundárias, bem como as universidades, vão encerrar e passar a ensino remoto até pelo menos 05 de fevereiro, referiu ainda o primeiro-ministro britânico. Acrescentando ainda que as escolas "não são seguras", apesar de as crianças serem menos afetadas, pois podem "agir como vetores de transmissão, fazendo com que o vírus se espalhe por vários agregados familiares".
20h06 - É pedido de forma imediata que os britânicos fiquem em casa, saindo apenas para:
- Ir trabalhar, se for impossível trabalhar a partir de casa;
- Ir às compras apenas para bens de primeira necessidade;
- Fazer exercício físico - neste caso pode ser com outra pessoa da família ou da 'bolha' de apoio - apenas uma vez por dia e durante o dia.
- Apoiar a população vulnerável;
- Ir a consultas médicas;
20h03 - Boris Johnson anuncia confinamento nacional no Reino Unido. Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico referiu que haverá um novo confinamento nacional de seis semanas para Inglaterra, o terceiro desde o início da pandemia, devido à nova variante que é “50% a 70% mais transmissível”. Entre os motivos estão o aumento do número de casos e os hospitais estarem "sob pressão, mais do que alguma vez estiveram”. O número de óbitos também deverá subir nas próximas semanas, disse.
20h00 - O primeiro-ministro britânico começou a anunciar novas medidas para conter a pandemia de Covid-19. Acompanhe abaixo em direto e siga as atualizações acima para as novas medidas:
WATCH LIVE: My update on coronavirus. (4 January 2021) https://t.co/ZL6PeAGWPl
— Boris Johnson (@BorisJohnson) January 4, 2021
19h46 - Jogador da Juventus testa positivo à Covid-19. Ontem jogou 83 minutos. A equipa comunicou, nesta segunda-feira, que Alex Sandro testou positivo ao novo coronavírus, após apresentar sintomas ligeiros. O ex-lateral do FC Porto encontra-se em isolamento profilático e irá falhar o jogo da próxima jornada diante do AC Milan. Recordar que o internacional brasileiro disputou 83 minutos da partida deste domingo frente à Udinese, encontro no qual Cristiano Ronaldo também foi titular (recorde-se que o português também contraiu o vírus SARS-CoV 2 no passado mês de outubro).
19h39 - A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) indicou hoje que só irá pronunciar-se sobre a vacina da farmacêutica Moderna contra a Covid-19 depois de mais consultas, que serão retomadas ao longo da semana em curso. "As discussões da AEM sobre a vacina da Moderna contra a Covid-19 não irão terminar hoje à noite. Vão continuar quarta-feira", indica-se num comunicado da agência, com sede em Amesterdão.
19h27 - O Governo da Madeira determinou hoje o recomeço progressivo das aulas, após as férias de Natal, em quatro concelhos da região autónoma, devido ao aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos dias. "O início das atividades letivas presenciais nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Porto Santo será progressivo, sendo os estabelecimentos de educação/ensino públicos e privados reabertos à medida que as testagens ao pessoal docente e não docente forem sendo realizadas", refere em comunicado, após reunião extraordinária do Conselho do Governo, no Funchal.
19h20 - O surto de Covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora), que envolveu mais de uma centena de infetados e provocou sete mortos, está resolvido, garantiu hoje o provedor da instituição, Jorge Rosa. Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa indicou que "já regressaram ao lar os últimos dois utentes da instituição" infetados com o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, que estavam alojados na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), instalada no antigo Centro de Saúde da localidade.
19h16 - O guarda-redes Denis, o defesa Ygor Nogueira e o médio João Afonso, do Gil Vicente, estão infetados com o novo coronavírus, confirmou hoje à Lusa fonte oficial do clube da I Liga portuguesa de futebol. Os três jogadores, habitualmente utilizados, não constam, aliás, da ficha oficial do encontro da 12.ª jornada do campeonato, diante da Belenenses SAD, agendado para as 19h de hoje, no Estádio Cidade de Barcelos.
18h50 - Espanha registou 30.579 novas infeções e 241 mortes atribuídas à Covid-19 desde quinta-feira, enquanto a incidência acumulada (14 dias) de casos por cada 100.000 habitantes situou-se nos 272,22, menos sete pontos, foi hoje divulgado. No total, e desde o início da crise pandémica, Espanha contabiliza 1.958.844 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus e 51.078 óbitos associados à doença Covid-19, segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde espanhol.
18h42 - O Governo vai prorrogar os programas de apoio para reforço de recursos humanos em equipamentos sociais, nomeadamente em estruturas de apoio a idosos em situação de surto, afirmou hoje em Mação a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
18h38 - Cabo Verde registou mais 29 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 11.949 infeções acumuladas desde 19 de março, foi hoje anunciado. Na habitual conferência de imprensa semanal de balanço da doença no país, o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, avançou que das 509 amostras analisadas nos últimos dois dias, 29 deram resultado positivo para o novo coronavírus.
18h24 - O Governo da Madeira oficializou hoje as novas medidas de contenção da Covid-19, anunciadas domingo, que incluem o recolher obrigatório, a proibição de circular durante a noite em todo o território, a aplicar pelo menos até ao dia 15. "Enquanto estiver em vigor o estado de emergência ou existirem concelhos em risco elevado, é proibida na Região Autónoma da Madeira a circulação na via pública, entre as 23h e as 5h", refere em comunicado, após reunião extraordinária do Conselho do Governo, no Funchal.
18h14 - O surto de infeção pelo novo coronavírus detetado no início de dezembro na Obra Social Padre Miguel, em Bragança, encontra-se sanado, disse hoje à Lusa o presidente da instituição, Manuel Pereira. De acordo com o responsável, entre os mais de 200 idosos e funcionários foram afetados "32 utentes e oito a dez" trabalhadores, e registaram-se "três mortes" associadas à Covid-19 entre os utentes, "todos com mais de 90 anos e com outros problemas de saúde".
18h06 - O primeiro-ministro António Costa destacou esta segunda-feira a "excelente reunião com a Chanceler Angela Merkel" na passagem de testemunho entre Presidências da União Europeia (UE). Depois da Alemanha, é Portugal quem assume o 'leme' do Conselho da UE. Numa publicação na rede social Twitter pode ler-se que ambos os governantes concordaram na "importância de manter ritmo elevado da vacinação e de pôr no terreno os instrumentos para a recuperação económica e social".
Excelente reunião com a Chanceler Angela Merkel para passagem de testemunho entre Presidências da União Europeia. Concordámos na importância de manter ritmo elevado da vacinação e de pôr no terreno os instrumentos para a recuperação económica e social.#EU2021PT #EU2020DE pic.twitter.com/SBQZaX4slP
— António Costa (@antoniocostapm) January 4, 2021
17h46 - Graça Freitas, Diretora-Geral de Saúde, foi esta segunda-feira, dia 4 de janeiro, a primeira convidada do novo programa de Manuel Luís Goucha na TVI. A especialista em saúde pública aceitou conversar com o apresentador numa entrevista intimista onde foi apresentada como o principal rosto da pandemia de Covid-19. Apesar de todas as precauções que sempre tomou, a responsável máxima pela Direção Geral de Saúde contraiu o novo coronavírus no início do mês de dezembro, referindo ter "ideia de que poderá ter sido uma sala relativamente pequena e mal ventilada". "Estávamos todos de máscaras. A ventilação é a única coisa que eu identifico como sendo a falha", recorda.
"A minha grande preocupação foi o meu marido. A minha grande preocupação era pensar: e se eu o infectei. Foi uma angústia terrível", confessa. "Tive medo de infetar o meu marido e de ele poder ficar gravemente doente", acrescenta, explicando que os dois estiveram completamente separados durante todo o processo de isolamento. Apesar de estar muitas vezes no centro da polémica, Graça Freitas afirma que "nunca desabou". "No dia em que começar a chorar, vou chorar um dia inteiro. Tenho tanto para chorar. Já estive à beira disso e há dias em que estou irritadiça", confessa.
17h30 - O número de infetados no surto de Covid-19 no lar Alcambar, da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, subiu de 35 para 49, disse hoje o delegado de saúde. Pompeu Balsa disse à agência Lusa que estão infetados todos os 29 utentes e 20 dos 29 funcionários, tendo ocorrido a morte de uma idosa que sofria de outras patologias e estava também infetada.
17h12 - A Câmara da Régua anunciou hoje a suspensão da feira semanal por tempo indeterminado e o funcionamento do mercado municipal apenas para a venda de bens alimentares devido ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus. Segundo dados do município, no domingo havia no concelho 132 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a Covid-19, sendo que 21 deles foram detetados nas 24 horas anteriores.
17h06 - Os profissionais das escolas da Maia vão poder fazer teste à Covid-19 a partir de quarta-feira, avançou hoje a câmara local, que estima chegar a cerca de 4.000 professores e funcionários de todos os graus de ensino. A testagem será gratuita e facultativa, e a iniciativa resulta de um protocolo assinado pele câmara da Maia, no distrito do Porto, e a Cruz Vermelha Portuguesa.
17h00 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos de pacientes com Covid-19, elevando o cumulativo para 171, havendo ainda 154 novos infetados, anunciou hoje o Ministério da Saúde. Dois moçambicanos, ambos de 58 anos, morreram vítimas da Covid-19 na cidade de Maputo e província de Manica, "após o agravamento do seu estado clínico durante o período de internamento", disse Lorna Gujral, chefe do Departamento Central de Vigilância em Saúde, na atualização de dados sobre a pandemia em Maputo.
16h39 - O Reino Unido registou 58.784 novos casos pelo novo coronavírus e 407 mortes nas últimas 24 horas. Este número diário de infeções é o mais alto registado desde o início da pandemia e esta segunda-feira é o sétimo dia consecutivo em que os casos diários têm ultrapassado os 50 mil. De acordo com os últimos dados, desde o início da pandemia, 2.713.563 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus no país, sendo que 75.431 morreram num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.
16h31 - A Misericórdia de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, testou os 105 utentes e funcionários do Lar Soares Pereira, após a infeção pelo novo coronavírus de uma trabalhadora na instituição, disse hoje o provedor. Contactado pela agência Lusa, Francisco Araújo explicou que "os testes aos 75 utentes e a 30 funcionários foram realizados no domingo, sendo que todos deram negativo". O responsável adiantou que o despiste da doença causada pelo novo coronavírus vai ser repetido dentro de sete dias.
16h27 - Mais de mil alunos do terceiro ciclo e secundário de Mangualde começaram hoje o segundo período escolar com aulas não presenciais, devido ao número de casos de Covid-19 no concelho, uma medida que será reavaliada no próximo sábado. "A medida aplica-se até ao dia 9, mas temos autorização para ter aulas à distância até ao dia 15", explicou à agência Lusa o diretor do agrupamento de escolas, Agnelo Figueiredo. Nesse dia, mediante o número de casos de Covid-19 registados na comunidade escolar e a difusão do coronavírus neste concelho do distrito de Viseu, os alunos do terceiro ciclo e secundário poderão, ou não, continuar em casa.
16h24 - Itália registou 10.800 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 348 óbitos nas últimas 24 horas, divulgaram, esta segunda-feira, as autoridades de saúde italianas. Desde o início da pandemia, o país contabiliza 2.166.244 casos confirmados e 75.680 vítimas mortais. Um total de 1.520.106 pessoas recuperaram da doença, sendo, atualmente, 570.458 os casos ativos no país (menos 5.756 face a ontem).
Coronavirus in Italia, il bollettino di oggi 4 gennaio: 10.800 nuovi casi e 348 morti https://t.co/20YyV5iEoy pic.twitter.com/19lG0DsHQZ
— Corriere della Sera (@Corriere) January 4, 2021
16h03 - Um homem de 55 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública em Vila Nova de Famalicão e vai responder judicialmente pelo crime de desobediência. O suspeito circulava na via pública durante o horário em que vigorava o recolher obrigatório e não acatou as ordens dos polícias. Em nota enviada às redações, a força de segurança revela que, através de uma chamada telefónica, foi alertada para distúrbios causados por um homem junto a um posto de abastecimento de combustível.
16h01 - A apresentadora Tânia Ribas de Oliveira venceu a Covid-19. O teste negativo chegou no dia 2 de janeiro, cerca de 10 dias depois de ter recebido a notícia de que estava infetada com o vírus. Com o teste negativo na mão, a apresentadora regressou esta segunda-feira, dia 4, à televisão.
Ver esta publicação no Instagram
15h48 - O hospital de Beja está a apoiar o hospital de Évora na resposta a infetados e suspeitos de infeção por Covid-19, uma vez que aquela unidade deixou de receber novos casos devido ao aumento de afluxo nos seus serviços. O apoio do hospital de Beja está a ser prestado desde sábado através da observação e, se necessário, do internamento de infetados ou suspeitos de infeção provenientes da área de abrangência do hospital de Évora, disse hoje à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Conceição Margalha.
15h47 - Os seis distritos abrangidos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram, entre a semana do Natal e o Ano Novo, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, e Braga subiu 57%. O relatório da ARS-N, a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica a Norte entre a terceira (de 13 a 19) e a última semana de dezembro (de 27 a 02) e mostra que apenas Vila Real e Viana do Castelo registaram subidas abaixo dos 40%.
15h40 - O número de óbitos no surto de Covid-19 existente num lar em Cabeção, no concelho de Mora (Évora), subiu para 16, com a morte de mais uma utente, revelou hoje a direção da instituição. "No domingo, registámos a morte de mais um dos nossos utentes, uma senhora, com perto de 90 anos", que se encontrava na instituição, disse à agência Lusa Joaquim Mansinho Gens, da direção do Lar da Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos (ACSTI).
15h39 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 69 novos casos de Covid-19, todos na ilha de São Miguel, tendo sido realizadas 631 análises nos laboratórios de referência da região. Segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde açoriana divulgado hoje, dos 69 novos casos em São Miguel, a ilha mais populosa, 25 são "resultantes de seis novas cadeias de transmissão apuradas nas últimas 24 horas".
15h37 - A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) defendeu hoje que devem ser incluídos no plano nacional de vacinação contra a Covid-19 os médicos em regime de prestação de serviço no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em comunicado, a estrutura regional liderada por Carlos Cortes preconiza um alargamento do universo das pessoas a vacinar nesta fase, abrangendo os médicos que prestam serviço nas urgências dos hospitais "e noutros serviços de exposição" ao eventual contágio pelo novo coronavírus.
15h33 - A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esteve, esta segunda-feira, presente no arranque da vacinação contra a Covid-19 nos lares portugueses. Em declarações aos jornalistas à entrada da Casa de Idosos de São José das Matas, a governante sublinhou que "o objetivo é que durante os meses de janeiro e fevereiro" sejam dadas as duas doses de vacina contra o novo vírus a todos os funcionários e utentes de lares.
15h27 - O Bloco de Esquerda voltou hoje a insistir na necessidade de reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), independentemente da renovação do Estado de Emergência devido à pandemia da Covid-19. Sem revelar a intenção de voto, o presidente do grupo parlamentar do BE sublinhou que o expectável aumento da pressão sobre os hospitais, decorrente dos efeitos habituais da gripe e agora da pandemia, tem de ser acompanhado de medidas que assegurem a capacidade de resposta do SNS.
15h24 - Cientistas na África do Sul estão a realizar testes com urgência para averiguar se as vacinas contra a Covid-19 são eficazes para combater a variante do vírus detetada no país. Os estudos genómicos começaram após o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, e outros especialistas do Reino Unido terem manifestado a sua preocupação com a possibilidade de as vacinas não serem eficazes contra a variante sul-africana.
15h18 - Vinte cinco concelhos registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 14 e 27 de dezembro, menos um em relação aos dados anteriores. Estes 25 concelhos estão em risco extremo devido ao elevado número de casos de infeção. Entre os concelhos mais fustigados pelo número de infeções pelo novo coronavírus está Mourão, com 3.388 casos por 100 mil habitantes, seguido de Mora com 2.683/100 mil habitantes, Vidigueira com 1.942/100 mil habitantes e Nisa com 1.815.
15h10 - Já arrancou a vacinação nos lares de idosos em Portugal continental, em Mação, Santarém, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina. A primeira idosa vacinada chama-se Celeste Heleno, tem 100 anos e é residente da Casa de Idosos de São José das Matas, no concelho de Mação.
Vacinação nos lares de idosos começou com uma utente de 100 anos. #Saúde #SNS #VacinaçãoCOVID19 https://t.co/H84GDqoB2K pic.twitter.com/iculVgm98H
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) January 4, 2021
15h03 - A Agência Europeia de Medicamentos indicou que poderá pronunciar-se ainda hoje sobre a vacina da farmacêutica Moderna contra a Covid-19, antecipando uma declaração em dois dias. "Hoje há uma reunião do Comité de Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento para discutir a vacina da Moderna", declarou o regulador europeu num comunicado.
15h00 - Boa tarde, iniciamos um novo registo. Pode recordar o acompanhamento anterior aqui.