A Colômbia emitiu, esta terça-feira, uma autorização urgente para a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela laboratório da Pfizer.
A notícia foi avançada pelo presidente do país. "Hoje demos um passo muito importante para alcançar o programa de vacinação contra a Covid-19, com a autorização da vacina da Pfizer na Colômbia", afirmou Iván Duque no seu programa diário de televisão.
A France Press recorda que em dezembro o país havia já adquirido 10 milhões de vacinas da Pfizer, bem como 10 milhões da vacina da AstraZeneca e outros 9 milhões da Johnson & Johnson, através de acordos bilaterais.
Tenemos un anuncio muy importante para los colombianos: en tiempo récord, @invimacolombia autorizó el uso de emergencia de la vacuna contra el #COVID19 de la farmacéutica Pfizer. Este es un paso gigante para iniciar el proceso de vacunación de los colombianos. #PrevenciónYAcción pic.twitter.com/DSkoMaprxy
— Iván Duque ?? (@IvanDuque) January 5, 2021
A Colômbia tinha também assegurado o acesso a 20 milhões de doses através da Covax, um programa da Organização Mundial de Saúde que permite que 92 países mais pobres possam aceder a estes medicamentos.
Segundo o programa do governo, prevê-se que a imunização dos colombianos comece em fevereiro, dando prioridade aos profissionais de saúde, aos idosos e a pessoas com outras doenças.