A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou a vacina experimental contra a Covid-19 produzida pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna, que tem uma eficácia comprovada superior 90%. Só pode ser aplicada a pessoas com mais de 18 anos de idade.
Seguir-se-á a aprovação por parte da Comissão Europeia, tornando-a na segunda vacina disponível no bloco europeu para o combate ao novo coronavírus, depois da aprovação, a 21 de dezembro de 2020, do fármaco desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que ainda é o único a ser utilizado na Europa desde 27 de dezembro.
EMA has recommended granting a conditional marketing authorisation for COVID-19 Vaccine Moderna to prevent #COVID19 in people from 18 years of age: https://t.co/l9KMZlx7wa pic.twitter.com/BdvXanjOHN
— EU Medicines Agency (@EMA_News) January 6, 2021
Esta aprovação surge depois de o comité de medicamentos para uso humano da EMA (CHMP) ter "avaliado exaustivamente os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina e ter recomendado por consenso a concessão de uma autorização formal condicional de comercialização pela Comissão Europeia", adianta o regulador comunitário na nota de imprensa.
Esta foi a segunda reunião do regulador europeu para discutir a vacina norte-americana, depois do encontro de segunda-feira se ter revelado inconclusivo.
[Notícia atualizada às 12h45]
Leia Também: AO MINUTO: Regulador europeu deu 'luz verde' à vacina da Moderna