Os familiares dos doentes internados no maior hospital do estado do Amazonas, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, indicaram à imprensa brasileira que a unidade de saúde está a pedir que estes levem tanques de oxigénio para os pacientes.
Recorde-se que a capital estadual está a viver uma situação de colapso nos hospitais, depois do recrudescimento dos casos e do consequente aumento de internamentos.
Adenauer da Silva Seixas relata que a sua mãe, de 64 anos de idade, está internada com Covid-19 e está em estado grave, mas continuava a ser tratada em casa, por não haver lugar no hospital. Porém, a falta de oxigénio na cidade impediu a família de comprar mais, precisando de recorrer ao hospital.
"A situação dela é grave, não consegue respirar, não consegue comer, não consegue falar e nem andar, praticamente. Nós já estamos em esforço com ela há quatro dias, e hoje decidimos trazê-la porque não conseguimos mais oxigénio para cuidar dela em casa", disse o brasileiro, que sublinhou que fizeram o esforço de trazer o tanque de oxigénio de casa e pagaram 500 reais (78 euros) para o recarregar, para que a familiar tivesse oxigénio no hospital.
Algumas celebridades, como o humorista Fabio Porchat, estão a criar uma rede de entreajuda e a comprar aparelhos médicos a título próprio.
Consegui ajudar com a compra de alguns respiradores pra reduzir o caos em Manaus. Sei que cada um ajuda como pode, então se a sua cidade também está com dificuldades de qualquer tipo nos hospitais, responde esse Tweet aqui com dados e organizações que estão ajudando! Vamos juntos
— Fabio Porchat (@FabioPorchat) January 15, 2021
O executivo estadual do Amazonas indicou hoje que irá transferir para outros estados brasileiros bebés prematuros, devido ao risco de falta de oxigénio.
A situação é de tal forma desesperante que o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mario Vianna, apelou hoje, em declarações à Lusa, para que profissionais de saúde de Portugal se voluntariem para ajudar aquela região brasileira a enfrentar o colapso dos hospitais.
Leia Também: Desespero em Manaus por falta de oxigénio em hospitais. "Misericórdia"