O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta terça-feira, um acréscimo de 34.291 casos de contágio ao balanço total, uma descida em relação à véspera (84.287), quando se notificou o maior incremento de casos durante um fim de semana (na segunda-feira são contabilizados os casos de sexta-feira anterior até domingo).
O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 2.370.742 desde o início da pandemia em Espanha.
O Ministério da Saúde confirmou, ainda, que o índice de incidência acumulada continua a subir e é agora de 714 casos por cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias. A Extremadura é a região mais impactada, com 1.412 casos por cada 100 mil habitantes.
As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 404 pessoas nas últimas 24 horas, segundo o reportado pelas comunidades, um número quase igual ao dia anterior (405), que se refere a três dias. Em termos globais, Espanha já contabiliza 54.173 mortes desde o início da crise pandémica.
Actualización de datos de #COVID19https://t.co/jYX8Bri6H2
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) January 19, 2021
Infografías y otros materiales sobre el coronavirus:https://t.co/dzocoyr8qR
¡Protégete y protege a los demás! pic.twitter.com/mJmQlk1Mr6
Paralelamente ao novo coronavírus, a Espanha ainda luta contra os efeitos da tempestade de neve Filomena, tendo feito hoje a declaração de zona de catástrofe em oito comunidades autónomas. Estas "zonas gravemente afetadas por uma emergência de proteção civil" incluem as comunidades autónomas de Madrid, Castela-Mancha, Castela e Leão, Andaluzia, Astúrias, Aragão, La Rioja e Navarra.
Leia Também: AO MINUTO: Sistema de saúde expandido até ao limite; Novas regras às 00h