Venezuela: ONG denuncia que violência está a aumentar em seis estados

A organização não-governamental (ONG) FundaRedes (FR) denunciou, no sábado, um aumento da violência em seis estados da Venezuela, no último trimestre do ano passado, apesar das medidas restritivas impostas devido à pandemia da covid-19.

Notícia

© iStock

Lusa
31/01/2021 06:35 ‧ 31/01/2021 por Lusa

Mundo

Violência

 

De acordo com o relatório "Curva de violência no quarto trimestre de 2020", apresentado numa conferência de imprensa virtual da FR, os seis estados em causa são Amazonas, Apure, Bolívar, Falcón, Táchira e Zúlia.

O mesmo documento indicou que os casos de desaparecimento e de sequestros aumentaram de 11 para 69, ou 527%, tendo o estado de Táchira registado 26 casos, seguido por Bolívar (16), Apure (dez), Zúlia (nove), Falcón (seis) e Amazonas (dois).

O relatório documentou 284 homicídios, número sem alterações em relação a igual período do ano anterior, com o estado de Zúlia a registar 133, Bolívar com 68, Táchira com 38, 37 em Falcón, cinco em Apure e três em Amazonas.

De acordo com a ONG de defesa dos direitos humanos, o Estado venezuelano "pretende ocultar" a situação, "negando as estatísticas reais" que atribuiu "ao resultado da emergência complexa" no país "evidenciado pela destruição do sistema de saúde, a paralisação educativa e as constantes falhas nos serviços públicos".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas