Numa conferência sobre a Covid-19, organizada pela International AIDS Society, Anthony Fauci advertiu que o vírus que causa a Covid-19 pode ganhar um lugar permanente entre a população mundial sem um esforço global de vacinação, adianta a Associated Press.
“O mundo inteiro tem de ser vacinado. Se não houver um esforço global, sem dúvida, isto não vai desaparecer”, disse o principal especialista em doenças infecciosas norte-americano.
O fornecimento de vacinas tem sido marcado por atrasos e problemas face à elevada procura. Mas pior ainda, o acesso às vacinas tem sido desequilibrado no mundo.
Fauci afirmou que o impacto das vacinas na pandemia depende não apenas do quão bem vão funcionar, mas também de quão rapidamente vão ser distribuídas.
Os resultados recentes de duas potenciais vacinas – da Novavax e da Johnson & Johnson – sugerem que podem ser menos eficientes na proteção contra as novas estirpes, em particular a detetada na África do Sul. No entanto, Fauci frisou que são extremamente boas a prevenir o agravamento da doença e a evitar a morte.
Leia Também: AO MINUTO: Internamentos a subir; Rastreio porta a porta em Londres