As pessoas que residem nas áreas onde a transmissão comunitária da variante da África do Sul foi detetada devem "pensar duas vezes" antes de sair de casa, alertou uma ministra britânica.
Michelle Donelan, a ministra responsável pelo Ensino Superior, disse à Sky News que as pessoas devem obedecer às regras uma vez que o Reino Unido está numa fase "perigosa" da pandemia.
Questionada sobre se os conselhos para aqueles que residem nas localidades onde a variante foi encontrada são diferentes das medidas nacionais, admitiu que não. "Estamos todos em confinamento", sublinhou, referindo, contudo, que é preciso "pensar duas vezes" antes de sair de casa, mesmo que o motivo da saída esteja dentro das exceções permitidas pelo governo britânico.
Donelan alerta que o país se encontra "na fase final" da batalha, mas esta ainda é uma fase "perigosa" com novas variantes a propagarem-se. "Temos de ser extra vigilantes e cumprir de facto as medidas", apelou.
As autoridades de Saúde britânicas desencadearam na segunda-feira operações de rastreio porta a porta na região de Londres para tentar identificar eventuais infetados com a variante detetada na África do Sul do coronavírus que causa a Covid-19.
A operação foi iniciada após terem sido identificados pelo menos dois casos de infeção com a variante conhecida por VOC-202012/02, considerada muito infecciosa e potencialmente mais resistente às vacinas anti-covid.
Leia Também: AO MINUTO: Alemães chegam amanhã; Vacinas falsas? Suspeitos detidos