Esta vacina é assim recomendada em França para pessoal médico e pacientes entre os 50 e 65 anos, adiantaram as autoridades.
Arestrição de dar esta vacina a pessoas com mais de 65 anos pode ser revista caso surjam mais dados sobre a sua eficácia, acrescenta a Alta Autoridade de Saúde francesa.
O responsável pelo programa de vacinação em França,Alain Fischer, médico e professor de Imunologia, disse esta manhã, ainda antes da aprovação da vacina, que caso esta recebesse a luz verde das autoridades, seria distribuída a partir do fim de fevereiro.
Esta decisão gaulesa vem depois da aprovação desta vacina pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) - a terceira, após a autorização às vacinas desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech e pela Moderna.
Além de França, também especialistas na Alemanha, Suécia, Áustria e Itália consideram esta vacina mais adequada a pessoas com menos de 65 anos.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.237.990 mortos resultantes de mais de 103,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 13.017 pessoas dos 731.861 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: Covid-19: Administração e administrativos da ULS do Nordeste vacinados