As polémicas sobre a vacinação contra a Covid-19 espalham-se um pouco por todo o mundo. No Brasil, há denúncias que dão conta de que enfermeiros fingem vacinar e já há, inclusive, imagens que sustentam as acusações.
Luciana Jordão levou a mãe, Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, para ser vacinada contra a Covid-19, em Goiânia, no Brasil, e captou as imagens do momento. Porém, o vídeo - que pode ver na galeria acima - mostrou uma realidade inesperada: a enfermeira faz a picada com a agulha, pede à idosa que desvie o olhar, mas não chega realmente a empurrar o êmbolo e o fármaco não é administrado.
“Ela simplesmente enfiou a agulha na minha mãe, tirou e ficou com a seringa para cima. Aí eu disse: ‘Foi muito rápido’. Quando eu olhei para cima, o líquido estava todinho na seringa. Ela não injetou a vacina na minha mãe. Então disse: ‘O líquido está todinho aí, você não vacinou a minha mãe’”, explicou Luciana ao G1.
Perante o confronto, a enfermeira pediu desculpa e lamentou a situação, defendendo que não se apercebeu que não tinha injetado o fármaco. “Ela olhou, pediu desculpa, disse que se tinha esquecido de injetar, foi e vacinou minha mãe novamente. Eu fiquei a prestar atenção e aí ela realmente vacinou”, afirma a filha da idosa.
A denúncia chegou à tutela, que assegurou ao G1 que a profissional em questão foi afastada do plano de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde (SME) indicou que a enfermeira "não participará mais da campanha de vacinação em Goiânia" e que foi aberto um processo administrativo para investigar o situação.
Mas este não é caso único. Familiares de três idosos que estiveram em tendas de vacinação em Niterói e em Petrópolis denunciaram também casos de falsa vacinação. Perante as denúncias, a Secretaria de Saúde recomenda que, em caso de dúvida sobre a aplicação, os familiares questionem imediatamente os profissionais de saúde.
Leia Também: AO MINUTO: Carnaval festeja-se em casa; Hospital de Évora recebe ajuda