A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu hoje aval para a administração da vacina de toma única da Janssen na União Europeia.
O comité de medicamentos para uso humano esteve esta manhã reunido para avaliar a recomendação sobre o fármaco desenvolvido pela Janssen, farmacêutica que é a subsidiária europeia da Johnson & Johnson.
"A EMA acabou de recomendar que seja dada uma autorização condicional de introdução no mercado à vacina da Janssen contra a covid-19 para pessoas maiores de 18 anos", anunciou a agência na sua conta na rede social Twitter.
EMA has just recommended granting a conditional marketing authorisation for #COVID19vaccine Janssen to prevent #COVID19 in people from 18 years of age.
— EU Medicines Agency (@EMA_News) March 11, 2021
https://t.co/j7jetH1Tbx pic.twitter.com/cKGKujrqYp
Com esta decisão, esta será a quarta vacina a chegar a Portugal. Ao contrário das restantes três, é de toma única e exige uma menor capacidade de frio para o seu transporte e armazenamento.
Até ao momento, a EMA tinha já aprovado três vacinas contra o vírus SARS-CoV-2: a da Pfizer/BioNTech (também conhecida como Comirnaty), em 21 de dezembro de 2020, a da Moderna, em 6 de janeiro, e da AstraZeneca, em 29 de janeiro.
A EMA já iniciou também a "análise contínua" da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança e qualidade.
Leia Também: AO MINUTO: Levantar pano a abertura; Portugal recebe 55 milhões da UE