A vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica AstraZeneca passa agora a chamar-se Vaxzevria. O anúncio foi feito pela agência do medicamento sueca Läkemedelsverket com base em dados fornecidos pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).
A vacina em si permanece inalterada, mas a agência sueca considera que a alteração do nome é importante, e chegará acompanhada de novo logótipo e embalagem.
A alteração de nome foi aprovada pela EMA a 25 de março, na sequência de um pedido feito pela empresa.
A vacina produzida pela farmacêutica anglo-sueca tem estado no centro da discussão, depois de ter sido aprovada em final de janeiro pela EMA, devido a pouco depois da sua aprovação, vários países europeus terem decidido não a usar em idosos, enquanto esperavam por mais dados.
Mais tarde, no início de março, os países europeus - incluindo Portugal - decidiram ainda suspender o seu uso preventivamente depois de terem sido relatados alguns casos de formação de coágulos em pessoas vacinadas, com algumas mortes a registar. Em Portugal a vacinação com a vacina da AstraZeneca (agora Vaxzevria) seria retomada depois do reforço de confiança da EMA no medicamento.
Ainda esta terça-feira as regiões alemãs de Berlim e Munique anunciaram a suspensão da vacina para pessoas com menos de 60 anos, depois de se terem registado 31 casos de coágulos, dos quais nove resultaram em mortes.
Leia Também: Região de Berlim suspende vacina AstraZeneca após nove mortes na Alemanha