O processo de vacinação contra a Covid-19 na Europa é "inaceitavelmente lento", considerou, esta quinta-feira, o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), acrescentando que o número de novos casos no continente europeu aumentou pela sexta semana consecutiva.
Hans Kluge, chefe da OMS para a Europa, referiu que "as vacinas são a nossa melhor oportunidade para sair da pandemia". "Não só funcionam, mas também são altamente eficazes na prevenção de infeções. No entanto, a aplicação dessas vacinas é inaceitavelmente lenta", afirmou, citado pela Euronews.
"Precisamos de acelerar o processo aumentando a produção, reduzindo as barreiras à entrega da vacina e usando qualquer dose que tivermos em stock", disse Kluge. "Atualmente, a situação regional é a mais preocupante que temos observado desde há vários meses".
Já Dorit Nitzan, diretora regional, afirmou ainda em comunicado que "há apenas cinco semanas, o número semanal de novos casos na Europa caiu para menos de um milhão, mas agora a situação na região é a mais preocupante em vários meses".
Na região da OMS na Europa, que inclui cerca de cinquenta países, incluindo a Rússia e vários Estados da Ásia Central, o número de novas mortes ultrapassou 24 mil na semana passada e está "rapidamente" a aproximar-se da marca de um milhão, segundo a organização.
[Notícia atualizada às 09h21]
Leia Também: Sinopharm e Sinovac. Vacinas chinesas são "eficazes", garante OMS