Pelo menos 19 mulheres foram detidas, no último sábado, no Dubai, por posarem nuas para uma revista israelita.
De acordo com o Daily Mail, um dos cenários escolhidos - e o que despertou mais atenções – foi uma varanda de um prédio no luxuoso bairro de Marina.
Além das modelos, de nacionalidades russa, ucraniana e moldava, também outras pessoas relacionadas com a sessão fotográfica foram detidas.
As modelos russas já terão pedido ajuda ao consolado, mas até ao momento continuam detidas. “Participar em atos obscenos é um crime muito sério nos Emirados Árabes Unidos”, revelou um diplomata russo, que quis manter o anonimato, ao site britânico.
Modelos detidas no Dubai após sessão fotográfica© DR
Já as autoridades do Dubai confirmam apenas ter detido um grupo de pessoas “que apareceu num vídeo indecente”, e que estão acusadas do crime de “libertinagem pública”.
A detenção aconteceu depois de alguém, dos prédios ao lado, ter registado a sessão fotográfica e tê-la denunciado nas redes sociais.
Se forem acusadas, as modelos, assim como os restantes arguidos, poderão ser condenadas a seis meses de prisão e a uma multa de mais de um milhão de euros.
Segundo a imprensa internacional, este caso pode gerar um conflito diplomático entre os Emirados Árabes Unidos e Israel que, só em setembro do ano passado, assinaram um acordo de paz.
Leia Também: Zwelithini cumpriu acordo de paz com Mandela, diz José de Castro