Base aérea dos EUA na capital do Curdistão atingida por míssil

A base aérea de Erbil, na província iraquiana do Curdistão, onde se encontram estacionadas forças norte-americanas, foi hoje atingida por um míssil de origem desconhecida.

Notícia

© Getty Images

Lusa
15/04/2021 06:26 ‧ 15/04/2021 por Lusa

Mundo

Erbil

O governador Erbil, Omed Khoshnaw, afirmou à agência noticiosa iraquiana que o ataque noturno não fez qualquer vítima ou danos significativos. 

Segundo a AFP, a explosão foi ouvida em grande parte da cidade de Erbil, sinal da sua violência.

Já de noite, o acesso à base aérea continuava controlado por um cordão de segurança, mas as ligações aeroportuárias mantêm-se, segundo o governador.

Em meados de fevereiro, um ataque semelhante foi atribuído a fações iraquianas pró-Irão, um grupo denominado "Guardiões do Sangue", que também hoje saudou através da rede Telegram a explosão em Erbil.

O Presidente do Iraque, Barham Saleh, assinou esta semana um decreto federal para garantir a celebração de eleições antecipadas em 10 de outubro, uma data que foi adiada por três vezes devido a "problemas técnicos" e desavenças políticas.

As eleições foram convocadas inicialmente para 06 de junho de 2021 em resposta uma das reivindicações dos protestos iniciados em outubro de 2019 e que alastraram pelo Iraque, pela melhoria dos serviços públicos, fim da corrupção e do sectarismo endémico no sistema político do país.

No entanto, a data foi adiada por três vezes até 10 de outubro por desacordos entre os partidos do fragmentado parlamento iraquiano e problemas "técnicos" que não garantiriam um escrutínio justo, segundo a versão oficial.

O novo coronavírus, os recentes ataques contra instalações militares dos Estados Unidos no Iraque e a contínua ameaça do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), com células ativas no país, foram fatores que forçaram ao adiamento das eleições, indicou o Governo.

Leia Também: Papa celebra em Erbil a maior missa pública durante visita ao Iraque

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas