AO MINUTO: "Nem prémios nem castigos". País trabalha para evitar 4.ª vaga
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Getty Images
Mundo Pandemia
O Governo anunciou esta quinta-feira que a generalidade do país vai dar o passo seguinte no plano de desconfinamento. No entanto, sete concelhos ficam a "marcar passo" - mantêm as regras do nível dois - e quatro recuam para a fase um. O primeiro-ministro afirmou que as restrições não são "nem prémios nem punições" e que o país está a trabalhar para evitar uma quarta vaga da pandemia.
Esta quinta-feira, o país somou mais 501 casos de Covid-19 e dois mortos, continuando os internamentos a descer.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO de hoje encerra aqui, mas será retomado um novo pela manhã. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.
23h40 - O Ministério da Saúde da Turquia anunciou hoje uma nova subida no número de mortes devido ao novo coronavírus, para um máximo de 297, numa altura em que a classe médica exige um confinamento de 14 dias em todo o país.
23h30 - A infeção pelo novo coronavírus e a presença de anticorpos dá alguma proteção contra reinfeções em jovens adultos, mas não os torna imunes e a vacina é necessária para aumentar a resposta imunitária, concluiu um estudo hoje divulgado.
23h20 - O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros, a forma como vai avançar o plano de desconfinamento no âmbito da Covid-19. A partir da próxima segunda-feira há (mais) reaberturas permitidas e mais estudantes vão retomar as aulas presenciais. Anote o que vai mudar na próxima segunda-feira.
23h10 - Direção-Geral da Saúde recordou os passos que tem mesmo de continuar a executar no seu dia a dia para se manter protegido de uma infeção pelo novo coronavírus. Ainda se recorda de todos?
22h10 - O Brasil reportou esta quinta-feira mais 73.174 novos contágios e 3.560 óbitos relacionados com a Covid-19. Com esta atualização, o país acumula, desde o início da pandemia, 13746.681 infeções e 365.444 mortes.
Brasil continua a registar mais de três mil mortes por dia devido à Covid-19© Reuters
22h10 - António Costa e a síntese das decisões tomadas hoje em Conselho de Ministros.
A generalidade do país vai avançar para a próxima fase de #desconfinamento. Há 13 concelhos em risco, sete mantêm as regras atuais e quatro recuam para a fase anterior. As decisões tomadas não são prémios nem castigos, mas medidas de saúde pública, para a segurança de todos. pic.twitter.com/qtl4KByeNe
— António Costa (@antoniocostapm) April 15, 2021
A regra fundamental é mesmo cumprir as regras para se poder avançar. O aumento da liberdade tem de ser acompanhado pelo aumento da responsabilidade, para evitarmos o crescimento dos casos de infeção e uma quarta vaga.#COVID19 #EstamosOn #Desconfinamento
— António Costa (@antoniocostapm) April 15, 2021
https://t.co/8NnRownuWE
22h00- Os Estados Unidos estão a preparar-se para a possibilidade de administrar uma dose de reforço após nove a 12 meses a vacinação dos cidadãos, algo que começará por abranger os mais vulneráveis, noticia a Reuters. Sublinhe-se que a duração da imunidade conferida pelas vacinas ainda está a ser estudada.
Enquanto isso, França também está a ponderar administrar uma terceira dose aos pacientes imunocomprometidos.
No final de março, o Reino Unido anunciou que está a trabalhar para oferecer uma terceira dose da vacina contra a covid-19, mas para toda a população, com o objetivo de reforçar a imunidade caso as novas variantes do coronavírus se tenham espalhado.
21h50 - As regras para a circulação aérea mantêm-se iguais na próxima fase do plano de desconfinamento que se inicia na segunda-feira e a fronteira terrestre com Espanha permanece fechada nos próximos 15 dias, anunciou o primeiro-ministro
21h30 - As autoridades de saúde do Médio Tejo determinaram hoje o encerramento da Escola Básica Maria Lucília Moita, em Alferrarede, Abrantes, devido a um surto de covid-19 que afeta três crianças e duas encarregadas de educação daquele estabelecimento de ensino.
21h10- A Câmara de Albufeira vai iniciar a testagem massiva à população para tentar deter surtos de Covid-19 no concelho e conseguir avançar no processo de desconfinamento daqui a 15 dias.
20h55 - Os autarcas dos municípios que recuam no desconfinamento (Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior) lamentam decisão.
20h49 - O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que Portugal está a trabalhar para que o processo de desconfinamento seja seguro e sem riscos de uma quarta vaga da pandemia, avisando que é preciso manter a vigilância de forma permanente.
20h00 - O Parlamento aprovou hoje na generalidade, por unanimidade, uma proposta para estender até ao fim do ano a isenção de IVA nas aquisições de bens necessários ao combate à Covid-19 por entidades públicas ou sem fins lucrativos.
19h53 - A Madeira regista hoje 20 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, sendo três importados (dois da Lituânia e um da Polónia) e 17 de transmissão local, e 19 recuperações, revela o boletim epidemiológico da Direção Regional de Saúde (DRS).
19h48 - A Guiné-Bissau registou 12 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19. O Alto Comissariado para a Covid-19 indica também que mais 13 pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 3.106 e que há 528 casos ativos no país.
19h30 - António Costa assumiu que "se as coisas continuarem a evoluir no sentido positivo como claramente estão a evoluir, provavelmente vai ser dispensável o quadro de Emergência". Todavia, alertou, o que dita essa decisão é a pandemia e não os desejos seus e do Presidente da República.
Além disso, "há algo que convém não esquecer: Cada vez que damos um passo no desconfinamento (...) estamos, simultaneamente, a aumentar o risco da infeção". Por isso, vincou o primeiro-ministro, "o aumento desta liberdade tem que ser acompanhado do aumento da responsabilidade".
A generalidade do país vai avançar para a próxima fase de #desconfinamento. Há, no entanto, concelhos que requerem mais cuidado e que não vão poder acompanhar este passo. Conheça as medidas em https://t.co/VqGbHP1DcF #COVID19 #EstamosON pic.twitter.com/4wbeeoSzID
— República Portuguesa (@govpt) April 15, 2021
19h10 - Em síntese: A generalidade do país vai avançar, há 13 concelhos sob aviso (estão já na zona de risco), há sete concelhos a marcar passo e quatro que vão ter de recuar no plano de desconfinamento.
A generalidade do país vai avançar para a próxima fase de #desconfinamento. Há, no entanto, concelhos que requerem mais cuidado e que não vão poder acompanhar este passo. Conheça as medidas em https://t.co/VqGbHP1DcF #COVID19 #EstamosON pic.twitter.com/OC0FHNwIKE
— República Portuguesa (@govpt) April 15, 2021
19h00- Sobre a vacinação, o primeiro-ministro disse que as metas "permitem antever que no final deste mês toda a população com mais de 70 anos possa estar vacinada e que até ao início do mês de maio toda a população com mais de 60 anos possa estar vacinada".
"O que significa que poderá estar vacinada 96% da população nas faixas etárias com maior mortalidade. Significa que vencemos a pandemia no final de maio? Não, significa que a partir do final de maio estaremos mais seguros do que aquilo que estamos hoje e poderemos refazer os critérios de medição do risco e que temos de prosseguir a batalha".
18h50 - Mas nem todos os concelhos vão avançar para a próxima fase de desconfinamento. Sete (Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela) não avançam e mantêm as atuais regras e quatro recuam à fase anterior (Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior).
"O conjunto destas medidas não são nem prémios nem castigos, são medidas de saúde pública" para a segurança de todos. "É simplesmente a adequação das medidas".
Nestes concelhos, "vamos ter de continuar a ter um esforço acrescido de testar cada vez mais, estabelecer as cadeias de transmissão, isolar os contactos, para podermos ao mais rapidamente possível conter a pandemia".
18h48 - O que muda na próxima segunda-feira na generalidade do país? Regresso ao ensino presencial os alunos do secundário e do superior; lojas de cidadão voltam ao atendimento presencial (com marcação); salas de cinema, teatro podem reabrir (cumprindo as regras da DGS); restaurantes, cafés e pastelarias com serviço de mesa e de balcão (máximo de quatro pessoas); abertura das lojas e centros comerciais (cumprindo normas de lotação).
18h45 - Evolução na taxa de incidência é "claramente positiva". Quanto ao Rt, "essa infelizmente não tem tido a boa evolução", disse António Costa, avisando que "estamos a dirigir-nos para o lado perigoso desta matriz". Estando já no quadrante amarelo, embora muito próximo do verde, "consideramos que estamos em condições de dar o próximo passo" na generalidade do território nacional.
18h40 - O primeiro-ministro já fala ao país, depois de mais de oito horas de reunião em sede de Conselho de Ministros. Acompanhe em direto.
18h10 - França ultrapassou a barreira dos 100 mil mortos devido à Covid-19. No Twitter, Emmanuel Macron assinalou a marca trágica, lembrando os franceses e francesas que sucumbiram ao vírus, assegurando que o país não esquecerá nenhum rosto e nenhum nome.
Depuis le début de la pandémie, cent mille Françaises et Français ont succombé au virus. Nous avons tous une pensée pour leurs familles, leurs proches, pour les enfants qui ont perdu un parent ou un grand-parent, les fratries endeuillées, les amitiés fauchées.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) April 15, 2021
17h55 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou, esta quinta-feira que foram reportados mais 9.663 casos de Covid-19 e 126 mortos associados à doença, nas últimas 24 horas.
Actualización de datos de #COVID19https://t.co/PGswtQyb2d
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) April 15, 2021
Infografías y otros materiales sobre el coronavirus:https://t.co/kyYeapDC2N
¡Protégete y protege a los demás!#QuedateEnCasa pic.twitter.com/CLJK2vGCTD
17h50 - A Grécia registou hoje um novo recorde de mortes por covid-19, ao ultrapassar pela primeira vez em 2021 os 100 óbitos diários, para além de um novo máximo de doentes nos cuidados intensivos, informou a agência noticiosa Efe.
17h20 - Itália reporta esta quinta-feira 16.974 novos casos e 380 mortes.
Il bollettino di oggi: 16.974 nuovi casi e 380 morti. Il tasso di positività sale al ... https://t.co/YX7wI4njc7 pic.twitter.com/KeYyyFxcsa
— Corriere della Sera (@Corriere) April 15, 2021
17h00- O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, mais 2.672 casos de infeção e 30 óbitos. Com esta atualização, o Reino Unido passa a acumular 4.380.976 diagnósticos positivos e 127.191 mortes.
16h48 - Quatro pessoas morreram de trombose após tomarem a vacina contra a covid-19 durante o primeiro trimestre do ano em Itália, onde já foram administradas nove milhões de doses de vacinas, relatou hoje a agência italiana do medicamento.
16h35 - O Governo anuncia se o país avança para a terceira fase do desconfinamento (e que travão pode ser 'puxado' e onde) numa conferência de imprensa que se prevê que aconteça entre as 17 horas e as 17h30 desta quinta-feira, após mais uma reunião de Conselho de Ministros.
16h15 - Vacina portuguesa: Os ensaios pré-clínicos, em animais, da vacina portuguesa contra o novo coronavírus, que está a ser desenvolvida na Immunethep, em Cantanhede, distrito de Coimbra, revelam resultados promissores na capacidade de produção de anticorpos específicos, foi hoje anunciado.
15h50 - Lisboa e Vale do Tejo não registou, nas últimas 24 horas, qualquer morte relacionada com a Covid-19, o que não acontecia desde agosto. As duas mortes hoje reportadas aconteceram na região de saúde do Norte.
15h30 - "Sinais de abrandamento" na Europa. A OMS Europa assinalou que a situação da pandemia no continente é grave apesar de sinais de abrandamento de contágios, numa altura em que se superou a marca de um milhão de mortos com covid-19 na região europeia.
15h17 - Portugal regista, esta quinta-feira, mais 501 casos de Covid-19 e dois mortos. Desde o início da pandemia, o país já registou 16.933 vítimas mortais e 829.358 casos da doença provocada pelo SARS-CoV-2.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 15 de abril. Mais informações em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/JdrEH66QwL
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) April 15, 2021
15h30 - Boa tarde! Iniciamos um novo acompanhamento ao minuto sobre os desenvolvimentos da pandemia no País e no Mundo, no dia em que o Governo anuncia o passo seguinte no desconfinamento.
*Recorde aqui as incidências da manhã.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com