O plano de vacinação em Espanha prossegue com sucesso e, neste momento, o número de pessoas vacinadas já supera o total de pessoas infetadas no país, desde que o início da pandemia.
O Governo mantém o objetivo de ter 70% da população vacinada no final do verão e com tudo a decorrer com normalidade já se fazem prognósticos sobre os próximos passos para recuperar a normalidade na vida das pessoas.
Segundo o jornal AS, fala-se já no dia em que a máscara deixará de ser obrigatória, afirmando que quando 50% da população estiver imunizada, isso poderá acontecer. Note-se, que foi assim que aconteceu em Israel.
Especialistas espanhóis referem que o fim do uso da máscara só poderá começar a ser ponderado quando um valor mínimo de 50% da população vacinada for alcançado e apontam que a partir do verão já se poderá começar a pensar nisso.
"Deixaremos de usar máscara quando 50 ou 70% da população estiver vacinada, pelo que dependerá do ritmo de vacinação. Espera-se que no verão, em agosto, isso possa acontecer", afirmou Rafael Ortí, Presidente da Sociedade Espanhola de Medicina Preventiva, Saúde Pública e Higiene (Sempsph).
Esta sexta-feira, o governo espanhol informou que foram inoculadas 14,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. 3,8 milhões de pessoas já concluíram a vacinação.
Leia Também: Incidência acumulada a subir em Espanha, que reporta 11.731 infeções