O Chipre vai levantar as restrições às viagens para turistas totalmente vacinados de 65 países a partir de 10 de maio, anunciou o vice-ministro do Turismo.
Os viajantes que tenham sido imunizados com vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento ou com a Sputnik V, fabricada na Rússia, podem entrar no país sem ter de fazer o teste PCR nem ter de cumprir quarentena.
"Acho que é uma iniciativa fantástica e acho muito importante que as pessoas saibam que, independentemente da categorização [de risco do país], se alguém está totalmente vacinado, não precisa mais de exames para vir o Chipre", explicou à Reuters o vice-ministro do Turismo, Savvas Perdios.
Já os turistas que ainda não estejam vacinados, mas possuam o 'passaporte verde' ou apresentem um resultado negativo no teste de PCR feito menos de três dias antes da viagem também não terão de cumprir isolamento.
A medida vai permitir descomplicar as viagens para os turistas provenientes de 65 países, incluindo toda a União Europeia, o Reino Unido e a Rússia.
O setor do turismo contribui com cerca de 15% para o PIB do país, mas sofreu quebras na ordem dos 85% no ano passado devido ao contexto de pandemia.
Leia Também: Portugal apoia mas quer discutir redução dos custos de teste para viagem